[weglot_switcher]

JPP quer apostar na mobilidade do Funchal reduzindo a “poluição visual, sonora e do ar, na baixa da cidade”

O candidato pretende criar três centros de camionagem afetos a todos os transportes públicos de passageiros.
23 Agosto 2021, 13h30

Na atividade desta manhã o JPP esteve junto ao edifício 2000, no Funchal, para dar a conhecer uma das propostas no âmbito da mobilidade neste concelho, reduzindo a “poluição visual, sonora e do ar, na baixa da cidade”, apontou o candidato Bruno Berenguer.

O candidato recuperou uma medida “que já há alguns anos foi falada para o Funchal, mas que, infelizmente, não se concretizou”, nomeadamente, “a criação de três centros de camionagem afetos a todos os transportes públicos de passageiros”.

Para o candidato do JPP à Câmara Municipal do Funchal é fundamental que se criem centros de camionagem distribuídos por três pontos estratégicos: “um no edifício 2000, outro no Campo da Barca e outro, na Cruz Vermelha” permitindo “reduzir a poluição visual, sonora e do ar, na baixa da cidade”.

A ligação ao centro do Funchal, a partir destes centros de camionagem, “poderia ser feito com autocarros ou com outro meio de transporte mais sustentável, por exemplo, através de mobilidade elétrica”.

Bruno Berenguer lembrou o projeto pioneiro da empresa Horários do Funchal, com mini autocarros elétricos que, pela sua tecnologia embrionária com baterias de chumbo, não foram tão bem sucedidos.

“A tecnologia está hoje mais madura pelo que é possível avançar com um projeto articulado, que facilite a mobilidade no centro do Funchal, evitando a circulação dos autocarros e promovendo, transportes internos inclusivos e gratuitos, quer para turistas, quer para residentes”.

Esta é uma medida que, além de “ambiental, contribui para uma melhor organização urbanística da cidade do Funchal e concorre para a saúde da comunidade. Não esqueçamos que a própria Organização Mundial de Saúde recomenda que cada pessoa dê, no mínimo, cinco mil passos por dia”, frisou.

“É possível fazer mais e fazer melhor e estamos aqui para que isso aconteça”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.