[weglot_switcher]

Justiça brasileira “congela” bens de Lula da Silva

Ativos do antigo chefe de Estado e do Instituto Lula da Silva estão “congelados “, para garantir o pagamento de uma multa determinada pela Justiça do Brasil.
11 Abril 2018, 17h02

Um tribunal de São Paulo decidiu congelar os bens de Lula da Silva e do Instituto Lula da Silva para pagar uma dívida de 30 milhões de reais (7,1 milhões de euros). O jornal “Público” avança que esta notícia foi confirmada pelo advogado de defesa, do ex-presidente do Brasil.

A defesa de Lula da Silva refere em comunicado que a investigação à operação “Lava-Jato” quer tirar ao ex-presidente “qualquer possibilidade de defesa, privando-o dos seus bens e recursos para garantir um débito fiscal que ainda está sendo discutido na esfera administrativa”.

No mesmo comunicado pode ler-se também que “nem Lula nem Paulo Okamotto (presidente do Instituto Lula da Silva) têm 30 mihões de reais”, e que esta decisão foi contestada pelo recurso.

Lula da Silva foi preso no passado sábado depois de ter sido condenado num dos processos da operação “Lava-Jato”, em que foi acusado de favorecer contratos da construtora OAS com a estatal petrolífera brasileira Petrobas, em troca de um apartamento de luxo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.