[weglot_switcher]

Justiça investiga transferência de Aboubakar do Lorient para o FC Porto

Em causa está a transferência do avançado camaronês do Lorient para o FC Porto por 7,2 milhões de euros. Na mira da justiça portuguesa e francesa estão suspeitas de fraude e evasão fiscal nos pagamentos de comissões a agentes e ao clube. Investigadores analisam ainda toda a documentação relativa a comissões e pagamentos a agentes, operadores económicos e clubes de França durante este ano.
7 Novembro 2017, 16h43

As autoridades portuguesas e francesas estão a analisar as relações entre o Lorient e o FC Porto e em causa está o valor da transferência associado ao avançado camaronês Vincent Aboubakar. A ação decorre na sequência de uma carta rogatória proveniente das autoridades francesas, apurou o Jornal Económico.

Em causa estão suspeitas de fraude e evasão fiscal nos pagamentos de comissões a agentes e ao clube, estando os investigadores a analisar se foram ou não usadas offshores para circular o dinheiro.

Recorde-se que Vincent Aboubakar foi recentemente alvo de uma operação por parte da SAD do FC Porto quando foi adquirido 60% dos direitos económicos que estavam em posse do Lorient por um valor de 7,2 milhões de euros. Assim, os ‘dragões’ passaram a deter a totalidade do passe do jogador camaronês, tendo a SAD do FC Porto prolongado o contrato com o jogador até 2021 mantendo a cláusula de rescisão nos 50 milhões de euros. A compra de Aboubakar foi fechada em 2017, sendo que em 2015 registaram-se os primeiros pagamentos de compra parcial.

Nas buscas efetuadas hoje à SAD do FC Porto, que contam com a colaboração das autoridades portuguesas, está a ser recolhida toda a informação referente a esta operação nomeadamente e-mails, contratos e pagamentos efetuados durante este ano.

“Tudo o que possa relacionar-se com França e movimentos de 2017”, assegurou ao Jornal Económico fonte próxima ao processo.

Com as autoridades portuguesas a incidirem a sua investigação a todas as relações com França, em especial no ano de 2017, não é de excluir que possam ser passadas a ‘pente fino’ outras transferências como a de Lucho González para o Marselha. No entanto, essa passagem ocorreu entre o período de 2009 a 2012, num período temporal no qual a investigação não está a dar prioridade.

Nice e empréstimo de Ricardo Pereira na mira das autoridades

Na mira das autoridades portuguesas e francesas está também toda a documentação relativa a comissões e pagamentos a agentes, operadores económicos e clubes de França durante o ano de 2017.

O Jornal Económico sabe que, neste caso, as autoridades portuguesas têm na mira a relação do FC Porto com o Nice, nomeadamente o empréstimo de Ricardo Pereira, atleta que esteve emprestado durante duas épocas ao clube do sul de França e voltou este ano ao plantel do FC Porto.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.