[weglot_switcher]

Justiça vai passar a pente fino créditos da Caixa a Joe Berardo

MP assegura que não deixará de analisar todas as questões criminalmente revelantes. Créditos ruinosos concedidos a empresário estão na mira da PJ.
17 Maio 2019, 08h43

A Justiça vai passar a pente fino empréstimos concedidos desde 2000 e um dos principais focos são os créditos de 350 milhões de euros que o empresário Joe Berardo obteve junto da Caixa Geral de Depósitos, para comprar ações do BCP, e que acabaram por se revelar ruinosos para o banco público, revela o Jornal Económico (acesso pago) na edição que chegou esta sexta-feira às bancas.

Na base da investigação delegada pelo Ministério Público (MP) à Polícia Judiciária estão, entre outras, suspeitas de gestão danosa, apurou o semanário junto de fonte próxima ao processo. Segundo a mesma fonte, “os créditos a Joe Berardo estão nas operações principais em investigação” no âmbito do inquérito dirigido no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, que investiga os crimes económicos e financeiros de maior complexidade.

O MP está também a investigar indícios criminais de corrupção (ativa e passiva), participação económica em negócio e peculato. No topo da lista dos investigadores estão, os créditos a Joe Berardo com suspeitas de terem sido concedidos de forma irregular e sem respeitar pareceres internos e em operações de risco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.