[weglot_switcher]

Kamala Harris: senadora democrata quer defrontar Trump e chegar à Casa Branca

A senadora da Califórnia é considerada há muito uma das apostas mais promissoras dos democratas norte-americanos contra a recandidatura de Donald Trump. Mas ainda há muito caminho pela frente.
10 Janeiro 2019, 15h40

A senadora californiana do Partido Democrata Kamala Harris decidiu arrancar para a corrida à nomeação para presidente em 2020, está a CBS a noticiar. Segundo aquela fonte, Harris anunciará a sua candidatura no Dia de Martin Luther King (21 de janeiro) ou numa data próxima, provavelmente num comício em Oakland.

Há muito que Kamala Harris, de 54 anos, era tida como uma eventual candidata à corrida para a nomeação democrata – e a senadora californiana tem vindo a alimentar essas especulações, nomeadamente por causa da sua exposição mediática: programas de entrevistas na televisão, eventos de diversa índole e uma breve ‘turnê’ para promover o seu novo livro (‘As verdades que carregamos: uma jornada americana’) fazem parte da agenda.

Quando é questionada sobre a matéria, Harris nunca respondeu definitivamente, tanto para um lado como para o outro. Mas deu sempre mostras de que estaria disponível para avançar.

Segundo a “CBS”, a decisão está tão sustentada que o debate já está na questão de como e onde lançar a campanha. O plano previsto é que Harris participe num evento na cidade onde nasceu a que se seguirá um comício que pode ser o palco para o lançamento da campanha.

Se não avançar nos próximos dias, Harris arrisca-se a parecer indecisa ou, pior ainda, desonesta, adverte o veterano estratega do Partido Democrata Darry Sragow, citado pela CBS: “se ela realmente decidiu concorrer, o meu conselho é que anuncie e não arraste a decisão por muito tempo”.

A equipa de Harris quer uma exposição máxima para o lançamento da campanha e tem procurado uma localização ‘telegénica’ ao estilo do lançamento da campanha de Barack Obama em 2007, no Old State Capitol, Illinois. Oakland, onde Harris nasceu e onde regressou depois da Faculdade de Direito para se tornar procuradora-adjunta do condado de Alameda pode ser o lugar certo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.