[weglot_switcher]

Khashoggi e jornalistas detidos eleitos como Personalidade de Ano 2018 pela ‘Time’

“Por correrem grandes riscos ao perseguir as maiores verdades, pela jornada imperfeita mas essencial pelos factos que são centrais para o discurso civil, por falarem e divulgarem, os guardiões – são a Personalidade do Ano da TIME”, justifica a revista.
  • Moises Saman—Magnum Photos for TIME
11 Dezembro 2018, 13h45

A revista “Time” escolheu os jornalistas assassinados e detidos como “Personalidade do Ano” de 2018. A publicação revelada esta terça-feira, 11 de novembro, tem como capa desta edição especial o jornalista Jamal Khashoggi.

Entre os profissionais mencionados pela revista, para além do colunista do “Washington Post”, Jamal Khashoggi, integram na lista a ex-chefe da sucursal da “CNN” nas Filipinas Maria Ressa, os profissionais do jornal “Capital Gazette”, em Annapolis (EUA), e os profissionais da agência “Reuters”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/jamal-khashoggi-foi-o-28o-jornalista-assassinado-em-2018-370146

Para justificar a escolha, a “Time” citou o número recorde de jornalistas presos a nível global – o Comité de Proteção dos Jornalistas registou 262 casos em 2017.

“Por correrem grandes riscos ao perseguir as maiores verdades, pela jornada imperfeita mas essencial pelos factos que são centrais para o discurso civil, por falarem e divulgarem, os guardiões – Jamal Khashoggi, “The Capital Gazette”, Maria Ressa, Wa Lone e Kyaw Soe Oo – são a Personalidade do Ano da TIME”, justifica a revista.

Nesta edição, a revista falou ainda sobre uma avalanche de ‘desinformação’ nas redes sociais, e a forma como os governos norte-americanos e filipinos classificam como ”fake news” as reportagens que criticam os seus governos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.