[weglot_switcher]

KLM alvo de críticas por pedir a mulher que amamentava bebé para se tapar

A KLM está a sofrer uma verdadeira ‘turbulência’ devido a este episódio. Em resposta às criticas, a companhia aérea sublinhou que a amamentação é permitida nos seus voos mas que caso algum passageiro se sinta ofendido os membros da tripulação têm o dever de pedir à mãe que se tape.
18 Julho 2019, 11h51

A companhia aérea holandesa KLM está a ser alvo de críticas de clientes depois de pedir a uma passageira que amamentava o seu bebé para se tapar, de modo a evitar ofender os restantes passageiros.

Shelby Angel fez uma publicação no Facebook em que denunciou a política de amamentação da empresa contando o episódio ocorrido no mês passado, numa ligação entre São Francisco e Amesterdão, noticia o The Guardian.

A mãe de Sacramento, Califórnia, relatou que que uma assistente de bordo aproximou-se dela com um cobertor com intenções de a tapar, mas Angel recusou-se a aceitá-lo dizendo que se sentia “desconfortável e desrespeitada”.

https://www.facebook.com/shelby.angel.12/posts/2748588748498921

Angel argumentou que sempre se esforçou para ser discreta e que depois de reclamar foi informada de que essa era a política oficial da companhia aérea e que os passageiros precisavam de ser “respeitosos com pessoas de outras culturas”.

Em resposta ao mar de criticas, a conta oficial da KLM na rede social Twitter explicou que “a amamentação é permitida nos nossos voos. Contudo, de modo a garantir que todos os passageiros de todas as culturas se sintam confortáveis a bordo, podemos pedir que a mãe se tape enquanto amamenta caso passageiros se sintam ofendidos”.

“Como companhia aérea internacional, transportamos passageiros com uma variedade de origens. Nem todos os passageiros sentem-se à vontade com a amamentação perto de si e, por vezes, estes passageiros reclamam com a tripulação”, continuou.

A resposta não agradou os passageiros e obrigou a outras companhias aéreas a aproveitarem o momento para exporem as suas políticas de amamentação.

A British Airways referiu não ter uma política oficial, mas os passageiros que necessitem de privacidade devem “falar com um dos tripulantes antes de embarcar”.

A United Airlines explicou que apoia a amamentação ou o bombeamento, já a Delta Airlines sublinhou “apoiar plenamente o direito a amamentação em qualquer voo” da companhia. O porta-voz da empresa norte-americana referiu ainda que nenhum membro da tripulação deve, em qualquer momento, pedir às mulheres que se tapem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.