[weglot_switcher]

Lacerda Sales: “Temos de proteger as pessoas, populações mais vulneráveis e economia”

No que diz respeito à inauguração da nova UCC, Lacerda Sales afirmou que “estas respostas de proximidade são muito importantes. Esta, hoje, teve ainda por cima a virtude de conseguir congregar no mesmo espaço todas as valências”.
  • Lusa
6 Dezembro 2021, 12h22

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, apontou como prioridade proteger “as pessoas, populações mais vulneráveis e a nossa economia que, obviamente também é importante”. Lacerda Sales esteve presente na inauguração da nova Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) em Almourol, onde sublinhou a importância de apoiar respostas de proximidade à população mais envelhecida.

Sobre a pandemia, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde referiu que “os portugueses aderiram de forma massiva à vacinação” e adiantou que no futuro a curto prazo, a missão prioritária do governo é “proteger as pessoas, proteger as populações mais vulneráveis e, simultaneamente, ir protegendo a nossa economia que, obviamente, também é importante. É na conjugação destas diferentes dimensões de proteção que têm sido tomadas as medidas”.

No que diz respeito à inauguração da nova UCC, Lacerda Sales afirmou que “estas respostas de proximidade são muito importantes. Esta, hoje, teve ainda por cima a virtude de conseguir congregar no mesmo espaço todas as valências”.

“Uma UCC vai desde o nascimento à terceira idade, obviamente que numa região onde a população está mais envelhecida, terá uma maior predominância sobre essa população mais envelhecida. Tem uma latitude de proximidade muito grande em relação a todas as faixas etárias, portanto este trabalho de proximidade de uma UCC é fundamental. Esta aqui em Almourol é muito importante, porque consegue juntar as diferentes dimensões e as diferentes componentes da UCC num espaço comum”, sublinhou o secretário de Estado.

Sobre as recentes declarações da líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, que acusou o governo de estar a tentar “privatizar a saúde” em Portugal, Lacerda Sales não quis comentar diretamente mas disse que “o que me importa enquanto governante e enquanto cidadão, é que possamos estar próximos das populações, que possamos prestar o melhor serviço possível. Isso é que é importante. Garantidamente que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem desempenhado o seu papel, que é um papel predominante de proximidade junto destas comunidades, e este é um bom exemplo de como o SNS presta esse serviço”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.