[weglot_switcher]

Lagarde deu pistas sobre “ampla” revisão estratégica do BCE que deverá estar pronta em dezembro

O Banco Central Europeu anunciou o início da “ampla” revisão estratégica esta quinta-feira. A presidente do banco central estima que vai demorar cerca um ano a ficar concluída, apontando para “novembro ou dezembro”.
23 Janeiro 2020, 14h46

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, espera que a revisão estratégica, que arrancou esta quinta-feira, demorará cerca de um ano até ficar concluída, apontando para “novembro ou dezembro” a entrega final. “Estará pronta quando estiver pronta”, disse Lagarde, que ostentou um pin dourado em forma de coruja no lado esquerdo do casaco.

“Hoje o Conselho de Governadores do BCE também decidiu lançar a revisão da estratégica da política monetária do banco central”, frisou a francesa em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Governadores do BCE.

Por “estará pronta quando estiver pronta”, a ex-ministra das finanças francesa e ex-presidente do Fundo Monetário Internacional explicou que o BCE vai continuar “a fazer os exercicios habituais de monitorização, análise e conclusões relativas aos mercados e à política monetária”, enquanto decorre a revisão estratégica do banco central.

“A revisão será desenvolvida separadamente” dos trabalhos normais de Frankfurt, afirmou.

Questionada sobre a abrangência da revisão estratégica, Christine Lagarde disse que será ampla. “Vamos estudar muitos temas. Mas não vou excluir ou antecipar como irá ser porque isso é parte de como iremos executar a revisão “, explicou.

A presidente do BCE detalhou que a revisão estratégica abordar que tipo de ferramentas podem ser utilizadas pelo banco central, assim como é comunicação e a linguagem utilizada e revelou que o ambiente e a sustentabilidade é são temas centrais. “As alterações climáticas são uma responsabilidade de todos”, frisou Christine Lagarde.

Apesar disso, a presidente do BCE realçou que a estabilidade dos preços é “a nossa” e “a minha missão”, salientando não ver “nenhuma razão para mudar isso” por enquanto.

O BCE manteve esta quinta-feira as taxas de juro inalteradas, não tendo avançado com novos anúncios sobre a política monetária para a zona euro. Questionada sobre as taxas de juro negativa e o programa de compra de ativos, Lagarde admitiu estar “preocupada com as baixas taxa porque é projectado um baixo crescimento” e disse preferir taxas mais altas e um crescimento maior, “mas não é a situação que temos atualmente”.

Riscos continuam descendentes, mas “menos pronunciados”

Christinte Lagarde realçou que a “política monetária tem que continuar acomodatícia por um tempo prolongado” e salientou que os riscos para o crescimento da zona euro “permanecem descendentes, mas menos pronunciados” e resultam de fatores geopolíticos, aumento do protecionismo e vulnerabilidades nos mercados emergentes.

A presidente do BCE voltou a defender que os países com margem orçamental devem estar “prontos a agir”, enquanto aqueles com elevada dívida pública devem adotar políticas prudentes e avançar nos esforços para atingir os objetivos estruturais, salientando a importância dos países da zona euro aumentarem a produtividade.

“Dois dos países que têm margem orçamental estão a procurar aumentar a despesa com os orçamentos internos – sabe de quem estou a falar”, acrescentou.

https://jornaleconomico.pt/noticias/bce-mantem-taxas-de-juro-inalteradas-539017

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.