[weglot_switcher]

Lagarde poderá iniciar revisão estratégica do BCE na próxima semana

A francesa herdou o volante do banco central e anunciou logo o arranque de uma tardia revisão estratégica. Objetivo da inflação e ferramentas vão centrar um debate aceso que poderá também tornar o Banco Central Europeu mais ‘verde’.
17 Janeiro 2020, 10h05

“Muito importante”, “crucial”, “de grande impacto”. Os analistas consultados pelo Jornal Económico atribuem prioridade máxima à revisão estratégica do Banco Central Europeu (BCE), anunciada por Christine Lagarde em dezembro, a primeira grande medida que a nova presidente vai implementar após ter sucedido a Mario Draghi.

A 12 de dezembro na estreia em frente ao jornalistas que cobrem as reuniões do Conselho de Governadores, Lagarde nem esperou pelas perguntas, acelerou logo para uma explicação sobre como pretende lançar a revisão em janeiro, com objetivo de fechar o processo antes do final de 2020. “Com a mudança de liderança e o facto de o BCE ter chegado ao fim do que pode fazer para oferecer acomodação monetária, é o momento certa para o fazer”, explicou Carsten Brzeski, economista-chefe do ING Germany.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.