PremiumLagarde poderá iniciar revisão estratégica do BCE na próxima semana

A francesa herdou o volante do banco central e anunciou logo o arranque de uma tardia revisão estratégica. Objetivo da inflação e ferramentas vão centrar um debate aceso que poderá também tornar o Banco Central Europeu mais ‘verde’.

“Muito importante”, “crucial”, “de grande impacto”. Os analistas consultados pelo Jornal Económico atribuem prioridade máxima à revisão estratégica do Banco Central Europeu (BCE), anunciada por Christine Lagarde em dezembro, a primeira grande medida que a nova presidente vai implementar após ter sucedido a Mario Draghi.

A 12 de dezembro na estreia em frente ao jornalistas que cobrem as reuniões do Conselho de Governadores, Lagarde nem esperou pelas perguntas, acelerou logo para uma explicação sobre como pretende lançar a revisão em janeiro, com objetivo de fechar o processo antes do final de 2020. “Com a mudança de liderança e o facto de o BCE ter chegado ao fim do que pode fazer para oferecer acomodação monetária, é o momento certa para o fazer”, explicou Carsten Brzeski, economista-chefe do ING Germany.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumFatura Amiga da Deco tem 7.592 utilizadores (55 na Madeira)

O projeto que pretende contribuir para um consumo mais sustentável e eficiente, tem feito com que os consumidores estejam mais atentos à fatura da eletricidade.

PremiumEstudante da UA integra liderança de organização mundial

Carlos Pinto foca a sua investigação na tecnologia de alta pressão, que permite a pasteurização de alimentos a frio.

PremiumDespenalizar não é querer, é respeitar

Despenalizar a eutanásia, e o suicídio assistido, não significa ser a favor da eutanásia. Mesmo nas circunstâncias restritas que vão ser discutidas e eventualmente aprovadas dia 20, o Estado não será a favor da eutanásia. Dizer o contrário é tão falso como, permita-se o paralelo, dizer que o Estado é a favor da interrupção voluntária da gravidez porque a despenalizou.
Comentários