Christine Lagarde rejeitou hoje comentar se vai haver nova subida das taxas de juro na reunião de setembro do Banco Central Europeu (BCE).
“Já fizemos muita estrada. Aumentámos as nossas taxas em 400 pontos base em mais de um ano e ainda temos caminho a fazer. Sabemos que iremos subir novamente em julho”, começou por dizer hoje a líder do BCE num painel no Fórum BCE que decorre em Sintra.
Questionada sobre uma subida em setembro, Christien Lagarde disse que a decisão só será tomada depois de analisados os dados mais recentes. “Estamos dependentes de dados, é preciso decidir reunião-a-reunião. Em setembro, iremos receber muitos dados, iremos ter muita coisa nas nossas mãos”.
Também presente no painel esteve o governador do Banco de Inglaterra (BoE), que defendeu o seu trabalho para reduzir a inflação.
“A economia do Reino Unido tem sido resiliente. Temos uma taxa de desemprego de 3,8%, historicamente baixa. QUando olhamos para os dados, a inflação dá mostra de sinais de persistência. Vamos guiar-nos pelos dados. Temos um trabalho a fazer. O nosso trabalho é fazer a inflação regressar à sua meta. Faremos o que for necessário. Será pior se a inflação não regressar à sua meta”, afirmou Andrew Bailey.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com