[weglot_switcher]

Lar de idosos em Aveiro regista 15 mortes por Covid-19

O Governo anunciou hoje que vai enviar 10 mil testes para a região centro e Aveiro, depois do autarca Ribau Esteves ter lançado um “apelo dramático” para o Governo reforçar o equipamento na região, acusando o Executivo de ter “deixado chegar a zero” o stock da região.
7 Abril 2020, 13h34

Um lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia em Aveiro registou um total de 15 mortes por Covid-19 nas últimas semanas. Do total de 120 utentes do lar, 78 estão contagiados, enquanto que 19 dos 151 profissionais testaram positivo, segundo dados avançados hoje pelo Governo.

O autarca de Aveiro veio a público na segunda-feira criticar a falta de testes na região para realizar despistes nos lares de idosos.

“Repito este apelo dramático: Ajudem-nos! É preciso material. Temos cá gente, temos laboratório mas é inacreditável o ministério da Saúde ter deixado chegar a zero o nosso stock”, disse José Ribau Esteves à Rádio Observador.

Depois das críticas de Ribau Esteves, o Governo anunciou hoje que vai distribuir 10 mil testes de despiste à Covid-19 na região centro, com dois mil destes a seguirem para Aveiro.

“Acompanhamos a preocupação do autarca. Queremos agradecer todos os esforços para ajudar a resolver esta questão”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

“Tem sido uma região e hospital com afluência superior ao expectável”, destacou o governante, anunciando que vão ser realizados 80 testes em dois lares de idosos em Aveiro, no da Santa Casa e no de Santa Joana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.