[weglot_switcher]

Lares: Ana Mendes Godinho diz que “foco é trabalhar com instituições”

Sobre os lares, a ministra do Trabalho apontou que já “temos 18 brigadas criadas com 443 pessoas”, mas também “uma linha telefónica especial dedicada a lares”. Está ainda a decorrer um programa de rastreio nos lares e as instituições tiveram um reforço de 8 mil pessoas, realçou a governante.
  • Mário Cruz/Lusa
7 Outubro 2020, 18h29

A ministra do trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho referiu esta quarta-feira, 7 de outubro, as medidas que têm sido implementadas em relação aos lares de idosos e garantiu que o foco do Governo é “trabalhar com as instituições para as ajudar”.

“A nossa grande preocupação, prioridade e o nosso foco é trabalhar com as instituições para as ajudar a viver um momento tão difícil e exigente”, assegurou a governante na Assembleia da República, na estreia do novo modelo de debate que substituiu os debates quinzenais.

“Em relação às brigadas, de facto identificámos a necessidade de criar brigadas que estivessem disponíveis permanentemente para intervir nas situações mais criticas dos lares, temos aos 18 brigadas criadas com 443 pessoas, incluindo enfermeiros de ação direta e também médicos através da contratação que é feita através da Cruz Vermelha com a qual o instituto de segurança social celebrou o protocolo”, apontou a ministra do Trabalho.

Ana Mendes Godinho acrescentou que “estas brigadas neste momento já foram ativadas em dez ocasiões desde o início da sua operação com esta grande preocupação de ajudar a responder a fases criticas de surtos”.

Além das brigadas, a governante sublinhou que “foi também lançada este mês uma linha telefónica especial dedicada só a lares, dedicada a fazer precisamente um acompanhamento 24 horas 7 dias por semana nos lares para ajudar em todas as situações” e afirmou que “neste momento a decorrer um programa de rastreio preventivo a lares em todo o país em colaboração com universidades”.

O programa visa “garantir que também aqui ajudamos na prevenção e na identificação e diminuição e propagação de risco identificando e este programa está a ter lugar nos lares onde há mais utentes”, explicou Ana Mendes Godinho.

“Estamos também a reforçar os recursos humanos no âmbito do programa especial Criar, já temos de 8 mil pessoas colocadas nas instituições precisamente para ajudar de uma forma extraordinária através do programa adaptar Social Mais criamos também uma forma de distribuir e apoiar a compra de equipamentos de proteção individual que neste momento já abrangeu 3 mil entidades”, frisou a ministra do Trabalho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.