[weglot_switcher]

Liberdade convida para jornada de debates e música em Lisboa

Convívio de solidariedade, debates e música são três dos atrativos da jornada Liberdade e Pensamento Crítico marcada para sábado 14 de julho, na Escola Secundária de Camões, em Lisboa.
30 Junho 2018, 22h08

A iniciativa parte de homens e mulheres de várias organizações da sociedade civil e constitui nas palavras de um dos participantes desafio para “dar uma ferroada nos formalismos balofos”.

“A Liberdade é a essência do ser humano” destaca-se no apelo à participação no encontro que inclui almoço convívio servido no refeitório da escola. O programa reparte-se por várias salas que recordam os nomes de Alípio de Freitas, Palma Inácio, José Afonso, Catarina Eufémia, Sophia de Mello Breyner e Júlio Pomar, e estende-se das 10h00 às 18h30.

No programa dos debate estão alinhados os seguintes temas: ‘Militância partidária e livre pensamento em cooperação conflitual’, introduzido por Camilo Mortágua e moderado por Manuel Lisboa; ‘Condicionamento do livre pensamento através da manipulação da cultura e da comunicação social’, dinamizado por Jacinto Rego de Almeida e Anabela Rodrigues; ‘Revolta e Revolução’, a cargo de Hélder Costa e Isabel do Carmo; e ‘Flagrantes delitos contra a liberdade (caso do Brasil)’, com Amândio Silva e Carlos Serrano.

Existe ainda espaço para debates informais, abertos à iniciativa dos participantes e para que já acolheram sugestões de assuntos como Emprego, Género, Racismo, Natalidade e Racismo. O objetivo de todos os debates é desenvolver o pensamento crítico para reativar a democracia representativa, com fortalecimento da soberania popular.

A tarde terminará com o concerto ‘Abraço Musical’ no pátio do antigo Liceu Camões, onde há 60 anos se realizou o único comício da campanha presidencial do general Humberto Delgado. Em palco estarão João Afonso, Francisco Fanhais, AP Braga, José Fanha, Manuel Teixeira e António Rosa, Vento Suão, ComSonante dirigido pelo maestro Luís Pedro Faro, André Fausto & Companheiros de Aventura, entre outros anunciados em cartaz.

A iniciativa inclui ainda espaços próprios reservados à poesia e às artes plásticas. Oferece, enfim, oportunidade de ver as exposições ‘Muitas vidas numa só’, de homenagem a Alípio de Freitas, e ‘Linha da Frente – Homens e Mulheres na luta pelos Direitos Humanos’, apresentada pelo Coletivo Andorinha, além de um Fórum Multimédia permanente.

Mais informações e inscrições para participação no encontro estão disponíveis no site https://pelaliberdade.org ou pelos telefones 961 636 522, 969 743 814 e 963 512 243. Pode ainda acompanhar a iniciativa no Facebook(@pelaliberdadeepensamento) e no Instagram (liberdade14julho2018).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.