[weglot_switcher]

Turquia: Lira continua a valorizar após retaliação de Erdogan

O governo turco anunciou esta quarta-feira a retaliação perante o acréscimo nas taxas aduaneiras às importações da Turquia por parte dos Estados Unidos.
15 Agosto 2018, 09h30

A guerra comercial entre a Turquia e os Estados Unidos da América (EUA) continua, mas não está a travar a correção da lira turca na manhã desta quarta-feira, que mantém-se a valorizar, à semelhança do final do dia de ontem. A moeda de Ancara ganha quer face ao dólar quer face ao euro. Quando comparada com a moeda única, a lira avança 6,58%, para 0,1441 euros. No caso da unidade monetária norte-americana, sobe 5,57%, para 0,1632 dólares.

O governo turco anunciou esta quarta-feira a retaliação perante o acréscimo nas taxas aduaneiras às importações da Turquia por parte dos Estados Unidos. “Dentro da estrutura do princípio da reciprocidade e em retaliação aos ataques económicos conscientes dos Estados Unidos foram aumentadas as taxas sobre importações de determinados produtos”, escreveu o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, na sua página oficial da rede social Twitter.

No início desta semana, com o tombo da moeda turca, o Banco Central da República da Turquia aplicou medidas para proteger o sistema financeiro do país e reduziu a quantidade de liras e dólares que os bancos devem guardar junto da instituição. O regulador bancário prometeu implementar “todas as medidas necessárias” para fazer face à crise e disponibilizar aos bancos “toda a liquidez que de que precisam”. No entanto, as garantias [como permitir que 6 mil milhões dólares, 10 mil milhões de liras e 3 mil milhões de dólares em ouro venham para mercado] não foram suficientes para tranquilizar os investidores nesse dia.

O presidente da Turquia disse que o que causou a perda de valor da lira foi uma “conspiração política” contra o país, que está a ler pressionado a render-se tanto das Finanças como na Política. “Estamos mais uma vez a enfrentar uma disputa política e indireta. Com a permissão de Deus, vamos superá-la”, afirmou Recep Tayyip Erdogan, no último domingo .

As quedas surgiram depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado que vai impor tarifas aduaneiros de 20% à importação de alumínio da Turquia e de 50% ao aço.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.