[weglot_switcher]

Libra toca mínimos de 2017 por causa do Brexit

O Parlamento britânico decide hoje a possível introdução de nova legislação que permita um novo adiamento do Brexit caso Boris Johnson falhe nas negociações de um novo acordo com os parceiros europeus.
3 Setembro 2019, 10h00

A libra negoceia na fasquia de 1,20 dólares, a tocar em mínimos de 2017, devido à turbulência na política no Reino Unido, nomeadamente com o aproximar da concretização do Brexit e a possibilidade de eleições antecipadas. Pelas 9h30 em Lisboa, a divisa britânica estava cair 0,52%, para 1,20 dólares.

O Parlamento britânico decide esta terça-feira a possível introdução de nova legislação que permita um novo adiamento do Brexit caso o primeiro-ministro, Boris Johnson, falhe nas negociações de um novo acordo com a União Europeia (UE) até 31 de outubro – data prevista para a concretização da saída do Reino Unido da UE.

Deputados do partido Trabalhista e de outros partidos da oposição, incluindo alguns do partido Conservador, vão pedir um debate com urgência para tentar ganhar o controlo da agenda parlamentar.

Se for concedido, vão apresentar um projeto de lei para forçar o primeiro-ministro a pedir uma extensão do processo do Brexit até 31 de janeiro, adiantou o trabalhista Hilary Benn, primeiro signatário da proposta.

“O objetivo do projeto de lei é garantir que o Reino Unido não saia da União Europeia no dia 31 de outubro sem um acordo, a menos que o parlamento consinta. O projeto de lei dá ao Governo tempo para chegar a um novo acordo com a União Europeia no Conselho Europeu [de 17 e 18 de outubro]”, vincou, através da rede social Twitter.

O texto exige que, até 19 de outubro, o primeiro-ministro britânico seja obrigado a dar aos deputados as opções de aprovar um acordo de saída, de aprovar uma saída sem acordo ou de pedir uma nova extensão da data de saída para além de 31 de outubro.

Contudo, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não quer ser desafiado e já tornou claro, que se o parlamento avançar com o referido projeto de lei, o Reino Unido vai entrar  em eleições antecipadas a 14 de outubro. Este cenário pode “levar o par cambial libra/dólar a fazer um novo mínimo”, previu a Sales Team Leader da corretora XTB, Carla Maia Santos, na sua análise diária ao mercado.

“Nesta instabilidade, a libra face ao dólar tocam no suporte criado pelos mínimos de janeiro de 2017, pressupondo a possibilidade de criar um duplo fundo, a nível técnico”, explicou.

Na segunda-feira, 2 de setembro, numa declaração à porta da residência oficial do primeiro-ministro, em Downing Street, Boris Johnson apelou aos deputados para não apoiarem a iniciativa do partido Trabalhista, alegando que está em causa as negociações para um novo acordo com Bruxelas.

Após uma pausa para férias de verão, o Parlamento britânico regressa aos trabalhos com questões ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab. O arranque da sessão parlamentar está agendada para as 14h30, hora de Lisboa.

Ainda hoje,o primeiro-ministro poderá fazer uma declaração no Palácio de Westminster sobre a cimeira do G7.

Também hoje há uma audiência num tribunal de Edimburgo, Escócia, para avaliar o pedido de uma providência cautelar para bloquear a suspensão do Parlamento britânico prevista para começar na próxima semana e durar cinco semanas, precisamente até 14 de outubro.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.