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Como lidar com a tecnologia quando os filhos vão para a Universidade

Cerca de 39% dos pais portugueses, que ainda estão numa fase inicial no uso de tecnologias e que têm os seus filhos a estudar fora, admitem enfrentar algumas dificuldades no dia-a-dia.
  • Kacper Pempel/Reuters
22 Outubro 2019, 07h34

Um estudo realizado pela Kaspersky, empresa de software, concluiu que os estudantes ainda se podem sentir sobrecarregados quando saem de casa para a Universidade por serem os “especialistas” de IT da família. De facto, cerca de 25% dos pais portugueses que ainda estão a aprender a lidar com a tecnologia e que têm os seus filhos a estudar na universidade admitem telefonar-lhes para lhes pedir ajuda remota. Para além disso, 23% dos pais admitem sentir ainda mais falta da ajuda tecnológica dos filhos do que da sua companhia, quando não estão por perto.

Os jovens já aceitaram o seu papel em serem as pessoas a quem os adultos pedem ajuda. Aliás, cerca de 45% dos estudantes portugueses com conhecimento tecnológico afirmam ser frequentemente solicitados para ajudar os seus familiares com a tecnologia. Estes estudantes sentem-se muitas vezes em conflito quanto à responsabilidade em ajudar os seus pais. Enquanto alguns não querem ser incomodados com estas questões, 61% dos mesmos revelam ter pelo menos uma preocupação face à incapacidade dos seus pais para realizar tarefas com a tecnologia ou, ainda, com o facto de poderem vir a ser vítimas de uma fraude quando estão sozinhos. No que diz respeito aos jovens portugueses, este número sobe para os 70%.

A verdade é que, se o filho que está na universidade não puder ajudar, torna-se muito provável que alguns dos pais recorram, em alternativa, à ajuda dos irmãos mais novos. Aliás, 22% dos pais que admitem não saber muito sobre tecnologia e que têm filhos a estudar na universidade afirmaram pedir ajuda aos membros mais novos da família.

“Não é segredo que a nossa dependência pela tecnologia leve a que muitos dos seus utilizadores – mais novos ou mais velhos – sejam confrontados com o desafio de saber como utilizar novos dispositivos e serviços de forma rápida. A tecnologia evolui rapidamente e acompanhar esta evolução nem sempre é fácil. Embora os mais novos possam sentir que os seus pais dependem demasiado deles, isto pode ser ultrapassado se eles partilharem com os pais o seu conhecimento e se lhes derem competências para serem autónomos. Na Kaspersky, consideramos que a cibersegurança pode afigurar-se complicada no início, mas os conselhos e a orientação correta podem ajudar bastante cada geração a aprender a realizar as suas tarefas online em segurança”, explica Alfonso Ramirez, diretor-geral da Kaspersky Ibéria.

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