[weglot_switcher]

Líder mundial de energia eólica inaugura novo polo de investigação na Lionesa

A Vestas, multinacional dinamarquesa instala-se nos arredores do Porto e está a preparar a captação de colaboradores nas áreas de engenharia elétrica, mecânica e informática.
24 Setembro 2018, 16h43

A Vestas, ‘player’ do setor das energias renováveis, inaugura esta terça-feira as suas novas instalações em Portugal, no Centro Empresarial Lionesa, arredores do Porto. As novas instalações vão albergar um novo centro de inovação, investigação e desenvolvimento em Engenharia, “que estará permanentemente em ligação com os centros da líder mundial no setor eólico existentes no Reino Unido, Noruega, Índia, e, claro, com a sede da multinacional na Dinamarca”, segundo comunicado.

A partir da Lionesa, “alguns dos melhores talentos nacionais e internacionais nesta área reforçarão a vasta capacidade da Vestas para inovar e competir em todo o mundo com valor acrescentado e altamente especializado, tornando o nosso planeta mais sustentável e eficiente na energia que produz e consome”.

Pedro Pinto, vice-presidente executivo da Lionesa afirma por seu turno que a Vestas é líder da indústria em investimentos em I&D e a implementação de mais um centro de projetos de engenharia fortalece as nossas capacidades de pesquisa e desenvolvimento através da vasta oferta de talento disponível na região do Porto.

As competências existentes no norte de Portugal nas áreas em que a Vestas está a recrutar, nomeadamente engenharia elétrica, mecânica e informática, assim como a proximidade a universidades de excelência, foram fatores decisivos para a instalação da empresa no distrito do Porto.

Este novo centro de projetos de engenharia no Centro Empresarial da Lionesa, em Matosinhos, funciona como uma plataforma independente, participando no desenvolvimento de sistemas para o portfólio mundial de produtos da Vestas. Este novo polo de inovação da Vestas, será um pivot fundamental no desenvolvimento transdisciplinar e pessoal da empresa mundial líder no seu setor, tendo um impacto extremamente significativo na transferência tecnológica de que Portugal.

A Vestas é parceira global da indústria de energia em soluções de energia eólica. Responsável pela criação, fabrico, instalação e realização de manutenção de aerogeradores pelo mundo, em aerogeradores em 79 países. O grupo afirma instalar mais energia eólica do que qualquer outra empresa. Através da utilização de dados inteligentes, “a Vestas usa dados para interpretar, prever e explorar recursos eólicos e entregar soluções de energia eólica”. A multinacional dinamarquesa tem mais de 24.300 funcionários a nível global.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.