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Lidl Portugal abre canal direto a novos fornecedores e produtores nacionais

O novo projeto ‘Da Minha Terra’ desafia os pequenos produtores nacionais e regionais a apresentarem as suas empresas, até ao próximo dia 31 de outubro, abrindo assim um canal direto para que mais produtos locais portugueses possam estar à venda nas lojas da cadeia germânica de distribuição.
29 Setembro 2020, 17h44

O Lidl Portugal lançou hoje, dia 29 de setembro, o projeto ‘Da Minha Terra’, para abrir um canal direto dirigido a novos fornecedores e produtores nacionais.

“O novo projeto ‘Da Minha Terra’ desafia os pequenos produtores nacionais e regionais a apresentarem as suas empresas, até ao próximo dia 31 de outubro, abrindo assim um canal direto para que mais produtos locais possam estar à venda nas lojas da cadeia”, assume um comunicado da cadeia alemã de distribuição.

De acordo com os responsácveis do grupo, o Lidl trabalha atualmente com 240 fornecedores nacionais e disponibiliza cerca de 860 produtos portugueses no seu sortido, pretendendo fazer crescer esses números
para apoiar a produção nacional.

“O apoio à produção nacional é uma das prioridades do Lidl, que ao longo dos anos tem vindo a intensificar o seu compromisso apostando num trabalho de proximidade e relações de verdadeira parceria com produtores e fornecedores portugueses. Só no ano de 2019, o Lidl ajudou a exportar 228 produtos nacionais no valor de cerca de 150 milhões de euros, impulsionando as vendas de 85 fornecedores”, revela o referido comunicado, acrescentando que se trata de “um aumento face a 2018, em que trabalhava com cerca de 210 fornecedores”.

De acordo com os responsáveis do grupo de distribuição, “na sequência do atual contexto provocado pela pandemia, o Lidl acredita ter uma responsabilidade acrescida e por isso dá mais um passo em frente com o lançamento de uma nova iniciativa que visa dar continuidade ao apoio aos produtores portugueses, reforçando igualmente o compromisso da empresa com a economia nacional”.

“O projeto ‘Da Minha Terra’ vai abrir assim um canal direto destinado a produtores nacionais, nas áreas da charcutaria, queijos, doces e bolos secos, desafiando-os a apresentarem as suas empresas e produtos, até ao próximo dia 31 de outubro. Após uma primeira avaliação das candidaturas, tendo em conta o seu potencial, os fornecedores serão convidados, em novembro, para uma apresentação mais personalizada dos seus produtos, num ‘pitch’
que poderá ser presencial ou digital, em função do contexto de pandemia”, explica o comunicado do Lidl Portugal.

A cadeia germânica de retalho adianta que, “depois de avaliadas as propostas recebidas, serão eleitos os vencedores, que passam a ter os seus produtos à venda em pelo menos 50 lojas Lidl – a nível regional ou nacional, dependendo da capacidade de fornecimento do produtor – já no próximo ano”.

Os responsáveis do Lidl vão exigir aos produtores candidatos terão de possuir uma certificação de qualidade mínima HACCP (entre outras que tenham), identificar produtos com certificação DOP, IGP, ETG, entre outros, identificar se são empresa com Selo PME e qual a percentagem de matéria prima nacional no produto.

Segundo Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal, “lançámos este projeto agora, no seguimento do que já temos vindo a fazer em prol dos fornecedores nacionais, em contexto de pandemia e ainda antes disso, porque acreditamos que poderá ser não só uma boa oportunidade numa conjuntura económica muito desfavorável, mas igualmente para compensar a falta de escoamento de ‘stock’ para o canal HORECA [Hotelaria, Restauração, Cafetaria], que esteve encerrado”.

Este responsável adiantou que, durante a pandemia, o Lidl Portugal prestou apoio à produção nacional com várias iniciativas: em março e abril ajudou a exportar cerca de mais 30% de frutas e legumes do que em período
homólogo; em apenas dois meses e meio, entre 4 de fevereiro e 13 de abril, ajudou a exportar o equivalente a 21 camiões carregados de laranja do Algarve para a Alemanha; em março, arrancou com a exportação de limão do Algarve, destinada também ao mercado alemão; quadruplicou as encomendas de atum de Santa Catarina face ao período homólogo, que iniciou as suas exportações em 2020 através do Lidl para Alemanha, Grécia e Bélgica.

O Lidl Portugal garantye ainda que respondeu ao repto do Ministério da Agricultura, tendo começado a trabalhar com com seis novos pequenos produtores de vários pontos do país, disponibilizando 10 novos artigos nas suas lojas: “o balanço foi muito positivo, estabeleceram-se novas parcerias e em breve o Lidl terá alguns destes artigos como oferta permanente no seu sortido”.

Além disso, a cadeia alemã de retalho apostou numa parceria com a Praxis – empresa sediada em Coimbra e o mais antigo produtor de cerveja artesanal em Portugal – para o desenvolvimento de três variedades de cervejas artesanais
exclusivas, durante o período de verão.

Há 25 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de sete mil colaboradores, distribuídos por mais de 259 lojas, de norte a sul do país, e quatro direções regionais e entrepostos, para além da sede: Famalicão (Norte), Torres Novas (Oeste), Sintra (Centro) e Palmela (Sul).

Segundo um estudo de impacto realizado pela consultora independente KPMG, em 2018, o Lidl Portugal contribuiu com 2.120 milhões de euros a nível de geração de riqueza, representando 1% do PIB nacional.

O Lidl, pertencente ao grupo alemão Schwarz, assume-se como um dos líderes de mercado a nível europeu.

Tem representação em 32 países e conta com cerca de 11.200 lojas e mais de 200 centros de distribuição em 29 países.

O Lidl conta atualmente com mais de 310.000 colaboradores em todo o mundo.

De acordo com a LZ Retailytics, o Grupo Schwarz é o maior retalhista alimentar da Europa, tendo gerado vendas superiores a 113 mil milhões de euros no ano fiscal de 2019.

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