[weglot_switcher]

Última chamada para a ‘Final 8’: CR7 quer dar volta ao Lyon e marcar passagem para Lisboa

Juventus perdeu na primeira mão em França por 1-0 e só a vitória em interessa ao conjunto italiano. Tarefa mais complicada tem o campeão espanhol Real Madrid, que se desloca a Manchester para defrontar o City depois de ter sido derrotado por 1-2.
  • Cristiano Ronaldo (Juventus)
7 Agosto 2020, 16h58

Juventus, Lyon, Real Madrid e Manchester City. Só duas destas equipas irão embarcar para Lisboa e disputar a final 8 da Liga dos Campeões a partir da próxima quarta-feira, 12 de agosto. A pandemia do coronavírus parou o mundo em março numa altura em que ainda faltava jogar a segunda mão de quatro jogos dos oitavos de final.

Cinco meses depois a competição está de volta e arranca esta sexta-feira pelas 20h com a equipa de Cristiano Ronaldo a receber o conjunto francês, onde atua o luso-francês Anthony Lopes. A vantagem da equipa orientada por Rudi Garcia de 1-0 é mínima, mas um golo gaulês em Turim, obriga a equipa que recentemente conquistou o seu nono campeonato consecutivo a marcar três golos.

O fator físico será uma incógnita dado que o Lyon não joga desde abril, altura em que o governo francês decidiu terminar o campeonato devido à pandemia. Daí para a equipa francesa só voltou a entrar em campo na semana passada para disputar a final da Taça da Liga.

Por outro lado, a Juventus viu o governo italiano retomar a competição e terá outro andamento competitivo, mas num ano desportivo tão atípico é difícil vaticinar qual das duas equipas poderá sair mais beneficiada.

Olhando para o curto confronto histórico entre ambos os conjuntos, a vantagem está no lado da Juventus que em cinco jogos venceu três, registando-se um empate e uma vitória do Lyon, precisamente no encontro da primeira mão.

Real quer ser ‘rei’ em terras de sua Majestade

A outra partida desta noite coloca frente a frente o atual campeão espanhol Real Madrid e o Manchester City. A vantagem está no lados dos ingleses que venceram na primeira mão por 1-2. No entanto, se existe clube cujo nome se funde com a Liga dos Campeões é o emblema liderado por Zinedine Zidane, que conta no seu palmarés com 13 ‘orelhudas’ conquistadas.

Depois de uma temporada onde não teve a mínima chance de revalidar o título em Inglaterra, a equipa de Pep Guardiola tem na Liga dos Campeões a oportunidade de salvar a época. O clube inglês que nunca chegou a uma final da prova milionária vai tentar repetir pelo menos o feito alcançado em 2016 quando alcançou as meias-finais.

A vantagem de 1-2 dá alguma margem de segurança aos citizens, mas certamente o emblema espanhol tudo fará para regressar à capital portuguesa, onde em 2014 conquistou a sua décima Liga dos Campeões. O histórico de confrontos é favorável ao Real Madrid que em cinco jogos venceu dois, contra um do Manchester City, tendo-se verificado duas igualdades.

Se mais motivos fossem precisos para tornar estes dois embates ainda mais aliciantes, importa relembrar que os dois apurados irão medir forças em Lisboa. Ou seja, Cristiano Ronaldo poderá defrontar a sua antiga equipa, o Real Madrid.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.