[weglot_switcher]

Liga espanhola de futebol retomada a 8 de junho à porta fechada

A decisão de retomar a LaLiga chega depois de Javier Tebas, o presidente da liga profissional, revelar que tinha esperança que os jogos pudessem começar a ser disputados durante o próximo mês.
23 Maio 2020, 14h51

A liga espanhola de futebol pode ser retomada a partir de 8 de junho, anunciou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. A liga pode assim ser retomada ao fim de três meses de suspensão devido à pandemia do novo coronavírus, que chegou a colocar Espanha como um dos país mais afetados.

“Com o aval do Ministério da Saúde e do Conselho Superior de Desporto, demos luz verde para que se volte a celebrar a liga de futebol profissional, a partir da semana de 8 de junho”, anunciou o presidente espanhol este sábado, 23 de maio. No entanto, este regresso será realizado à porta fechada.

A decisão de retomar a LaLiga chega depois de Javier Tebas, o presidente da liga profissional, revelar que tinha esperança que os jogos pudessem começar a ser disputados durante o próximo mês. O primeiro jogo a ser disputado irá colocar o Betis e o Sevilha numa frente e frente no próximo dia 12 de junho, abrindo assim os jogos da Primeira Divisão.

A LaLiga e o sindicato maioritário dos futebolistas já se tinham reunido na semana passada para agilizar o regresso da competição, tendo em linha a mesma data anunciada pelo governo liderado por Sánchez. Antes da luz verde para retomar os 11 dias restantes da competição, os clubes e os jogadores estavam a aguardar a autorização do Ministério da Saúde para regressar aos treinos sem limite de pessoal presente.

O regresso da competição futebolística espanhola é um alívio para os clubes a nível financeiro, uma vez que têm perdas estimadas em mil milhões de euros caso a competição não seja retomada para concluir a temporada. No entanto, como o regresso será realizado à porta fechada, a LaLiga estima que a perda de receita seja reduzida para 300 milhões de euros.

Atualmente, após 27 jornadas jogadas, o bicampeão FC Barcelona está a liderar o campeonato com 68 pontos, tendo mais dois que o Real Madrid.

Desta forma, Espanha torna-se o segundo país das cinco principais Ligas europeia, depois da Bundesliga, a agendar os últimos jogos da temporada 2019/2020, enquanto os ingleses e italianos ainda estão à espera da autorização dos respetivos governos e autoridades de saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.