[weglot_switcher]

Liga espanhola pode contrair empréstimo de 600 milhões de euros para mitigar efeitos da pandemia

Javier Tebas, presidente da La Liga, explicou que a principal preocupação da La Liga é garantir que nenhum clube entre em “colapso financeiro”.
13 Maio 2020, 17h52

Javier Tebas, presidente da La Liga, revelou que tem uma proposta em cima da mesa no sentido de contrair um empréstimo de 600 milhões de euros destinado a ajudar os clubes da primeira e segunda divisão a mitigarem os efeitos da paragem da temporada provocada pela pandemia de Covid-19, segundo o portal “Palco23”.

Javier Tebas, anunciou que o empréstimo ajudaria os clubes a recuperarem dos saldos negativos, estabelecendo um prazo de dois anos para o pagamento das respetivas ajudas. Ainda sem a confirmação do empréstimo, a preocupação da La Liga é garantir que nenhum clube entre em “colapso financeiro”. Tebas acrescentou que “nenhum clube de futebol espanhol vai parar de pagar os seus compromissos”.

O principal responsável pela La Liga, não revelou o desfecho da época 2019/20, mas explicou que, para a temporada 2020/2021, caso os estádios permaneçam fechados e haja uma perda de 600 milhões de euros, a liga solicitará um empréstimo de 200 milhões de euros, enquanto que o restante seria compensado através da redução de gastos.

“Vamos tentar diluir parte das perdas através de financiamentos externos durante as próximas duas temporadas”, afirmou Tebas, deixando claro que 70% do ajuste das equipas deve ser alcançado com uma redução da massa salarial. Aproveitando para isso os ajustes salariais assinados durante a temporada 2019/20, e recorrendo também ao mercado de transferências para reduzir trabalhadores.

Ainda por explicar está o valor que será fixado para limitar os gastos de cada equipa que, em 2019/20, atingiram um recorde de 3.208 milhões de euros. Tudo vai depender das estratégias utilizadas para mitigar a queda no valor dos direitos televisivos e o dinheiro que pode ser feito durante a abertura do mercado de transferências.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.