[weglot_switcher]

Liga Europa: ‘Leões’ em busca de 25 milhões de euros na segunda prova da UEFA

Se a Liga Europa já era o ‘parente pobre’ da Liga dos Campeões, esta época, e com o reforço dos prémios na ‘Champions’, a distância tornou-se verdadeiramente crítica. Estes são os montantes que o Sporting CP pode garantir nesta prova.
20 Setembro 2018, 07h05

O Sporting CP entra em hoje em campo (às 20h00 frente ao Qarabağ, clube do Azerbaijão) para disputar os quase 25 milhões de euros que a vitória na Liga Europa pode dar caso os ‘leões’ vençam a prova na final que se disputa na cidade azeri de Baku.

Além da equipa azeri, a equipa orientada por José Peseiro (que chegou à final da competição com o Sporting em 2005 quando a competição era denominada de Taça UEFA) vai ainda tentar ultrapassar os ingleses do Arsenal e os ucranianos do Vorskla.

Se a Liga Europa já era o ‘parente pobre’ da Liga dos Campeões, esta época, e com o reforço dos prémios na ‘Champions’, a distância tornou-se verdadeiramente crítica. Assim, se o Sporting conseguir chegar à final e vencer a Liga Europa, arrecada uma verba que não chega aos 25 milhões de euros. Como termo de comparação, o prémio máximo por conquistar à segunda prova da UEFA é superior em apenas 6 milhões de euros ao prémio que o vencedor da Liga dos Campeões ganha só por vencer a final: 19 milhões de euros.

Mas vamos a contas: por jogar a fase de grupos da Liga Europa, o Sporting CP já garantiu 2,92 milhões de euros para os cofres de Alvalade. Na Liga Europa, cada triunfo vale 570 mil euros ao clube vencedor, enquanto uma empate representa 190 mil euros. Ao todo, seis vitórias na fase de grupos da Liga Europa rendem 3,4 milhões.

Na Liga Europa, uma eventual passagem do Sporting CP aos 16 avos de final rende 500 mil euros, valor que passa para os 1,1 milhões de euros se atingir os oitavos-de-final e 1,5 milhões se chegar aos ‘quartos’. A presença nas meias-finais garante mais 2,4 milhões de euros e a qualificação para a final dá acesso a uma verba de 4,5 milhões de euros. Quem vencer esta prova arrecada mais 8,5 milhões de euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.