[weglot_switcher]

Lisboa acende semáforo verde para autocarros atrasados da Carris a partir de fevereiro

Para evitar que mais pessoas entrem em Lisboa de automóvel, a Câmara Municipal quer um sistema que permita mais regularidade e ppontualidade nos serviços da Carris. Dar prioridade nos semáforos aos autocarros que circulem atrasados em relação ao horário é uma das soluções encontradas.
26 Janeiro 2018, 09h09

A partir de fevereiro, quando um autocarro da Carris estiver atrasado ao circular entre Entrecampos e o Marquês do Pombal, em Lisboa, os semáforos vão reconhecê-lo e passarão ao sinal verde, para que o veículo recupere o tempo de atraso. A medida destina-se apenas ao eixo central da capital, noticia o “Diário de Notícias” (DN) esta sexta-feira.

Dar prioridade aos autocarros da Carris no eixo central de Lisboa, através dos semáforos, é uma das medidas que a Câmara Municipal está a implementar para que a empresa de transportes coletivos, por ela controlada, ofereça um serviço mais regular e pontual.

O objetivo é evitar que as pessoas entrem na cidade com automóvel. A outra medida, em prática desde novembro, é a existência de uma maior ligação entre a empresa de transporte, Polícia Municipal e a CML no acompanhamento do tráfego e na resposta a situações em que há carros estacionados em corredores BUS ou a impedir a circulação de autocarros ou elétricos, segundo o DN.

"Na cidade vamos dar prioridade ao transporte público nos semáforos. Em fevereiro, no eixo central [zona entre Entrecampos e o Marquês de Pombal] quando o autocarro chegar atrasado em relação ao horário a um semáforo vai acabar por ter prioridade", contou Fernando Medina, presidente da CML, ao DN.

O sistema ainda está em fase de teste, mas avançará numa primeira fase para o eixo central da capital, seguindo-se, a Estrada de Benfica.

“Esta situação vai ser possível porque o semáforo poderá ler um sensor que estará no autocarro e com o acesso a vários parâmetros sabe que este tem de recuperar o tempo perdido e dá-lhe prioridade na via. Tudo isto é possível em articulação com o sistema Gertrudes – o sistema de gestão e controlo de tráfego que centraliza em tempo real a circulação nas estradas da capital e que monitoriza e garante a sincronização entre os semáforos”, acrescentou o autarca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.