[weglot_switcher]

Lisboa entre as cidades europeias mais procuradas por investidores e turistas

Entre as maiores subidas destacam-se Vila Nova de Gaia que ascendeu à sexta posição, tendo subido quatro lugares face à edição passada.
14 Setembro 2021, 07h40

O Portugal City Brand Ranking analisa os 308 municípios portugueses consoante o desempenho socioeconómico e insere as regiões nas categorias de ‘negócios’, ‘visitar’ e ‘viver’, consoante a avaliação dos mesmos.

De acordo com o estudo da Bloom Consulting, Lisboa fica em primeiro lugar em todas as dimensões analisadas pelo estudo, apesar das melhorias apresentadas pelo Porto, Cascais e Braga. O município de Lisboa é ainda uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.

Entre as maiores subidas destacam-se Vila Nova de Gaia que ascendeu à sexta posição, tendo subido quatro lugares face à edição passada. Também Aveiro subiu ao top 10 dos municípios melhores avaliados, com Setúbal a ficar de fora ao retomar à posição que ocupava em 2015. Desta forma, Porto fica em segundo lugar, seguido por Cascais, Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia, Sintra, Aveiro, Faro e Funchal.

O município do Funchal destacou-se na categoria de negócios, tendo sido atribuída a ‘marca estrela’ a este concelho da Região Autónoma da Madeira. Nesta categoria, Lisboa, Porto, Cascais, Vila Nova de Gaia e Coimbra lideram o ranking, com Oeiras a abandonar os melhores dez lugares.

Na categoria para viver, Viseu recebe a ‘estrela’, tendo já sido distinguida com essa categoria em março. Seguindo o ranking da Bloom Consulting, Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Viseu ocupam o top cinco, com o concelho da Maia a subir dez posições e a encontrar-se agora entre os 15 melhores desempenhos.

Para visitar, o município de Braga foi o que apresentou a distinção ‘marca estrela’. Além deste concelho, também Lisboa, Porto, Funchal, Cascais e Portimão ficaram entre os primeiros cinco lugares, com Vila Nova de Gaia a ascender à 10ª posição entre as marcas mais fortes no turismo. Por sua vez, a Nazaré abandona os primeiros dez lugares.

De acordo com o estudo, Vila Nova de Gaia recebeu a ‘marca estrela’ da categoria nacional, enquanto a Ribeira Grande se destacou na região dos Açores, Olhão no Algarve, Mafra em Lisboa, Mais no Norte, Elvas no Alentejo, Caldas da Rainha no Centro e a Ponta do Sol na Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.