[weglot_switcher]

Lisboa sobe uma posição nas melhores cidades do mundo para viver

A capital portuguesa subiu quatro lugares no espaço de cinco anos no ‘ranking’ mundial da Economist Intelligence Unit.
4 Setembro 2019, 14h43

Lisboa é a única cidade portuguesa considerada das melhores do mundo para se viver. O ‘ranking’ anual da Economist Intelligence Unit (EIU) coloca a capital de Portugal na 53ª posição, o que representa uma ligeira melhoria em relação a 2018, quando Lisboa estava em 54º, e uma subida de quatro lugares em apenas cinco anos.

Segundo a lista da EIU, as dez cidades “mais habitáveis” de 2019 são: Viena (Áustria), Melbourne (Austrália), Sidney (Austrália), Osaka (Japão), Calgary (Canadá), Vancouver (Canadá), Toronto (Canadá), Tóquio (Japão), Copenhaga (Dinamarca) e Adelaide (Austrália). Já as piores classificadas foram: Damasco (Síria), Lagos (Nigéria), Daca (Bangladesh), Trípoli (Líbia), Carachi (Paquistão), Port Moresby (Papua-Nova Guiné), Harare (Zimbabué), Douala, (Camarões), Argel (Argélia) e Caracas (Venezuela).

O tradicional índice da Economist classifica 150 cidades em todo o mundo com base em 30 fatores, que são utilizados ​​para criar uma pontuação entre 1 e 100. Apenas 0,7 pontos separaram a grande vencedora Viena (99,1) da cidade australiana de Melbourne (98,4), que se fixou no segundo lugar da tabela. Ainda assim, a publicação britânica destaca a ‘adversária’ Sidney.

“Sidney aumentou de 5º para 3º, graças a uma melhoria na pontuação relacionada com a cultura e ambiente, refletindo um foco crescente no combate e na mitigação dos impactos das alterações climáticas, conforme estabelecido pela estratégia de sustentabilidade Sidney 2030 da cidade sustentável”, argumentaram os especialistas da EIU.

https://jornaleconomico.pt/noticias/pobreza-crime-e-poluicao-estas-sao-as-10-piores-cidades-do-mundo-para-se-viver-485847

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.