[weglot_switcher]

Lisboa tem 196 novos espaços de comércio em Lisboa desde o início do ano

Do levantamento efetuado pela Worx, no primeiro semestre de 2018, abriram 196 novos espaços de comércio em Lisboa.
  • Cristina Bernardo
17 Setembro 2018, 12h20

No primeiro semestre do ano, abriram 196 novos espaços de comércio em Lisboa. Numa análise feita ao segmento de Retalho pela consultora imobiliária Worx, consideram-se as zonas de lazer e restauração como os principais targets de modernização, onde se pretende criar espaços que contribuam para uma maior permanência dos consumidores no espaço comercial.

Exemplo disso são as expansões e requalificações de alguns dos mais importantes centros comerciais portugueses como o Centro Comercial Colombo, Norte Shopping, Oeiras Parque e Glicínias Plaza que irão contribuir para um aumento da oferta comercial.

Neste primeiro semestre, a Immochan (Grupo Auchan) comprou os centros comerciais Fórum Montijo, Fórum Sintra e Sintra Retail Park ao fundo norte-americano Blackstone no valor de 411 milhões de euros, reforçando a sua liderança no mercado.

Segundo consta da Worx, Real Estate Consultants, a atividade de restauração continua a dominar o mercado de novas aberturas e neste primeiro semestre de 2018 destaca-se a continuação da expansão da insígnia Padaria Portuguesa, Hagen Dazs, Santini, H3, Go Natural, 100 Montaditos, Subway e abertura de novos estabelecimentos pelas insígnias Loja das Conservas, Amélia, a Cantina do Avillez e Jamie´s Italian.

À semelhança do comércio de rua em Lisboa, também a cidade do Porto tem verificado um dinamismo crescente e tem-se afirmado como um centro urbano cosmopolita, em transformação e adaptação às mudanças de perfil dos consumidores e em resposta à consequente necessidade de modernização.

Certo é que a procura elevada de lojas de comércio de rua tem motivado o aumento de rendas, em particular na zona da Baixa e Cais do Sodré. Já o eixo da Avenida da Liberdade registou uma descida, situando-se atualmente nos 90 euros/m2/mês justificada pela disponibilidade de espaços que não vão ao encontro do perfil de uma procura direcionada para espaços menores.

As prime rents, segundo o estudo WMarket 2018 da Worx, mantêm os mesmo valores, tanto em Lisboa como na Cidade do Porto, no caso dos centros comercias (95,00 euros) e Retail Parks (10,00 euros). Em relação ao comércio de rua, Lisboa apresenta-se com um valor de 130,00 euros enquanto que no Porto o valor é de 55,00 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.