[weglot_switcher]

Lisboa vai ter mais 10 mil lugares de estacionamento da EMEL no próximo ano

No total, vão passar a existir mais de 100 mil lugares na via pública geridos pela EMEL até ao final de 2020. Autarquia planeia mais fiscalização nos estacionamentos abusivos e em segunda fila.
18 Outubro 2019, 11h27

Os preços dos passes na área metropolitana de Lisboa diminuíram, mas diariamente continuam a entrar milhares de veículos em Lisboa que precisam de estacionamento. A criação de lugares de estacionamento na capital portuguesa é uma das propostas apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa no orçamento para 2020.

Na apresentação da proposta na passada quarta-feira, 16 de outubro, o vereador da Finanças, João Paulo Saraiva, garantiu a construção de mais 10 mil lugares de estacionamento na cidade de Lisboa no próximo ano, sendo que no fim do ano de 2019 terão sido criados 17.685 lugares.

Com o aumento de estacionamento na cidade, a autarquia torna-se menos flexível e pretende ainda reforçar a fiscalização e penalização, recorrendo às multas por parte da Polícia Municipal e EMEL. O estacionamento em segunda fila e o estacionamento abusivo de todos os tipos de veículos são os principais contemplados no reforço da fiscalização das duas entidades.

No plano orçamental está ainda proposto “aumentar as áreas de estacionamento regulado, mediante reforço do quadro de pessoal da EMEL”, significando que os cidadãos vão verificar um aumento de funcionários da empresa a patrulhar as ruas da cidade, dando assim “resposta às necessidades acrescidas de fiscalização”.

Apesar de não mencionar quais os locais de fixação dos parques, a proposta do orçamento para 2020 indica a continuidade da “construção de parques dissuasores da entrada de veículos na cidade e de parques de estacionamento para residentes”. O orçamento apresentado pelo vereador das Finanças da autarquia não indica qual o valor que será alocado para a construção destes parques, afirmando apenas que as receitas em 2020 deverão ascender a 11 milhões de euros para parques de estacionamento.

Este ano, a EMEL concluiu a construção de três parques na cidade que geraram 922 lugares adicionais para os residentes das zonas em questão e para os cidadãos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.