[weglot_switcher]

Lista de António Mendonça vence eleições na Ordem dos Economistas

O antigo político de 67 anos encabeçava a Lista B, tendo sucedendo assim ao atual bastonário, Rui Leão Martinho, que deixará a liderança da Ordem dos Economistas.
  • Cristina Bernardo
3 Dezembro 2021, 20h19

A lista encabeçada por António Mendonça venceu as eleições para a Ordem dos Economistas, que se realizaram esta sexta-feira. O economista e político de 67 passará assim a liderar a instituição portuguesa após ter vencido com 51,05% dos votos, segundo apurou o JE, sucedendo a Rui Leão Martinho, atual bastonário.

A eleição desta sexta-feira opunha António Mendonça e a sua Lista B a Pedro Reis, antigo presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que liderava a Lista A. Dado o atual contexto pandémico, o ato eleitoral incluiu votação eletrónica, bem como presencial nas delegações regionais da Ordem dos Economistas.

António Mendonça foi ministro no Governo de José Sócrates, tendo ocupado a pasta das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Além disso, é professor catedrático no ISEG, onde também se formou e desenvolve investigação.

Rui Leão Martinho ocupava o cargo de bastonário desde 2010, tendo sido reeleito em 2014 e 2017. O atual líder da Ordem optou por não se recandidatar, tendo manifestado o seu apoio à Lista A e a Pedro Reis, a quem reconheceu “vasta experiência, a sua capacidade em construir e mobilizar equipas, o seu percurso particularmente rico em instituições relevantes e a sua credibilidade pública”.

[notícia atualizada às 20h35]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.