[weglot_switcher]

Lista de português foi a terceira mais votada nas eleições para o parlamento de Macau

Dos 323.907 eleitores, votaram nas eleições para a Assembleia Legislativa de Macau 137.279, o que se traduziu na mais alta taxa de abstenção desde a criação da região especial administrativa chinesa.
12 Setembro 2021, 22h39

A lista encabeçada pelo deputado português José Pereira Coutinho foi a terceira mais votada nas eleições por sufrágio direto para o parlamento de Macau, que decorreram este domingo, segundo dados oficiais.

“Há quatro anos tivemos 14 mil votos, nestas eleições foram mais de 18 mil. Somos agora a terceira força de Macau. Foi um excelente resultado”, afirmou à Lusa José Pereira Coutinho, o único português a ser eleito para o parlamento local e que encabeçou a lista que elegeu dois dos candidatos.

O deputado, que está há 16 anos na Assembleia Legislativa (AL), prometeu que para este mandato vai fazer do tema da habitação “o assunto primordial da Nova Esperança” no parlamento.

A Associação dos Cidadãos Unidos de Macau foi a lista mais votada nas eleições por sufrágio direto para o parlamento de Macau, marcadas por uma abstenção recorde e pela exclusão dos candidatos pró-democratas.

A deputada Agnes Lam, que concorria pelo Observatório Cívico, não conseguiu a reeleição, uma das grandes surpresas destas eleições.

Dos 323.907 eleitores, votaram nas eleições para a AL de Macau 137.279, o que se traduziu na mais alta taxa de abstenção desde a criação da região especial administrativa chinesa.

A comissão que gere as eleições indicou que a taxa de afluência foi de 42,38%, quando em 2017 se tinha estabelecido um recorde de participação de 57%.

O processo eleitoral em Macau ficou marcado pela exclusão do campo pró-democracia.

A comissão que gere as eleições excluiu cinco listas e 20 candidatos, 15 dos quais associados ao campo pró-democracia, por “não defenderem a Lei Básica da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau]” e não serem “fiéis à RAEM”.

A transferência da administração de Macau de Portugal para a China ocorreu no final de 1999.

A AL, entre 2021 e 2025, será composta por 33 deputados, de entre os quais 14 deputados eleitos por sufrágio direto, 12 eleitos por sufrágio indireto e sete outros nomeados pelo chefe do Executivo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.