[weglot_switcher]

Londres despede-se dos míticos autocarros vermelhos de dois andares

Iniciativa tem como objetivo atrair mais visitantes a Oxford Street para que a mesma volte a ser um destino de compras atrativo. Mudanças estão a gerar alguma polémica.
22 Outubro 2018, 15h20

Os míticos autocarros vermelhos que circulam na Oxford Street, a rua mais comercial de Londres, vão deixar de fazer parte desta artéria comercial londrina. Os motivos para a restrição passam pela intenção de reduzir os transportes menos ecológicos, diminuindo também a poluição.

Os responsáveis pelo município de Westminster, o bairro londrino que alberga Oxford Street, anunciaram na semana passada planos para proibir os autocarros mais antigos e que mais poluem numa iniciativa que tem como objetivo atrair mais visitantes a Oxford Street e para que a mesma volte a ser um destino de compras atrativo.

O anúncio chega apenas um dia depois da City de Londres, o distrito financeiro da capital britânica, ter anunciado medidas similares no sentido de tornar este mítico bairro numa zona mais saudável. Com ruas estreitas e edifícios altos, esta é a zona mais poluída da cidade e as autoridades pretendem que esta seja uma zona de zero emissões em 2022.

Esta decisão chega alguns meses depois do município de Westminster ter bloqueado uma proposta para tornar Oxford Street totalmente pedonal, um desejo tornado público pelo município de Londres.

Como alternativa, surgiu a promessa de investir 170 milhões de euros nos próximos três anos e efetuar reformas que iriam permitir a criação de um novo espaço similar a uma praça em Oxford Circus: limitar a velocidade do tráfego para 30 quilómetros por hora e criar duas novas ciclovias que irão percorrer toda a rua.

Na ‘City’, a ideia passa por reduzir a velocidade dos veículos a 20 quilómetros por hora, assim como reduzir para metade o tráfego em 2044. Este plano da ‘City’ é considerado o mais ambicioso apresentado até à data, já que as mudanças estão previstas para os próximos 25 anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.