[weglot_switcher]

Londres e Bruxelas chegam a acordo para o Brexit que precisa da luz verde do Conselho Europeu

Jean-Claude Juncker anunciou que os negociadores para o Brexit chegaram a um acordo, que terá agora de ser aprovado pelos países europeus no Conselho Europeu que decorre hoje e amanhã.
  • Christian Hartmann/Reuters
17 Outubro 2019, 10h44

Londres e Bruxelas chegaram a acordo para o Brexit. O acordo foi anunciado hoje pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

“Quando existe vontade, existe um acordo já temos um! É um acordo justo e equilibrado para a União Europeia e o Reino Unido e é um testamento para o nosso compromisso para encontrar soluções”, escreveu o presidente cessante da Comissão Europeia.

“Recomendo que o Conselho Europeu aprove este acordo”, defendeu Jean-Claude Juncker. A reunião dos 27 está agendada para esta quinta-feira às 15h00 e o acordo terá de ser aprovado por unanimidade para o processo conseguir avançar.

Em Londres, o Governo de Boris Johnson vai ter de submeter o acordo ao Parlamento no próximo sábado, 19 de outubro. Para ter efeito, o acordo precisa de ser aprovado pela Casa dos Comuns.

Já o Partido Democrata Unionista (DUP sigla britânica) anunciou que não apoia o atual plano de saída do Brexit, por discordar da solução encontrada para lidar com as fronteiras entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.