[weglot_switcher]

Lourinhã: conheça a programação completa do “Livros a Oeste”

A encerrar o festival, a 12 de maio, pelas 21:30, um concerto da Lisbon Poetry Orchestra.
15 Abril 2018, 09h00

A Lourinhã volta a receber, pelo sétimo ano consecutivo, o festival “Livros a Oeste”, cuja programação já é conhecida. Entre os dias 8 e 12 de maio, a vila irá ver o seu quotidiano subordinado ao “Amor”, que, nas palavras do programador do festival, João Morales, “é uma equação que sumariza a vida”.

Difícil vai ser decidir o que escolher ao longo deste cinco dias, por entre conversas com escritores, apresentações de livros, peças de teatro, arruadas, intervenções espontâneas (no Speakers Corner), exposições de alunos, uma mostra de colagens de Rafael Cruz e ainda ações formativas direcionadas a professores. A encerrar o festival, a 12 de maio, pelas 21:30, um concerto da Lisbon Poetry Orchestra, que conjuga música e poesia com a mestria reconhecida de vários experimentados artistas.

Diariamente, de destacar ainda a dinamização do “Espaço Escola”, criado para o efeito na Biblioteca Municipal da Lourinhã; uma montra de boas práticas pedagógicas, com exemplos de diferentes projetos levados a cabo em vários estabelecimentos de ensino.

Nas sessões noturnas, que irão decorrer no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, os visitantes terão a oportunidade de assistir (e também de participar) a várias conversas entre autores, entre eles João Tordo, estreante neste festival, que irá apresentar o seu último livro, “Ensina-me a Voar Sobre os Telhados”.

Confirmados nesta sétima edição do “Livros a Oeste” estão também Valter Hugo Mãe, Filipa Martins, Afonso Cruz, Joana Bértholo, António-Pedro Vasconcelos, Maria Joana de Carvalho, Isabela Figueiredo, Mário Cordeiro, José Mário Silva, Luís Filipe Castro Mendes, Mário Zambujal, Eugénio Lisboa, Rui Zink, Rita Ferro, de entre um total de 30 convidados.

A 10 de maio, pelas 21:30, tempo para uma sessão sobre antologias de poesia, com Valter Hugo Mãe, José Mário Silva e Luís Filipe Castro Mendes.

Pelo segundo ano consecutivo, “face ao sucesso da edição anterior”, segundo João Morales, repetem-se as masterclasses com convidados de distintas áreas; uma iniciativa destinada a professores. Paulo Moura falará sobre “Literatura no Jornalismo e no Ensino”, José Alberto Rodrigues sobre “O Corpo dos Livros”, Maria João Martins de “Moda, Literatura e História” e Mário Jorge acerca de “Metáforas e Segundas Leituras Recusando a Infantilização”.

A programação completa, bem como a lista de participantes, pode ser consultada em http://www.cm-lourinha.pt/livrosoeste. Todas as atividades são gratuitas, à exceção do concerto de encerramento, cujo preço varia entre os 8 e 10 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.