‘Luanda Leaks’: Isabel dos Santos vai processar consórcio de jornalistas

Os mais de 715 mil documentos que sustentam as várias reportagens a cargo de 120 jornalistas de 36 meios de comunicação social em 20 países, “foram obtidos criminosamente através de ‘hacking’ para criar uma falsa narrativa”, alega a empresária.

A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas que divulgou os 715 mil documentos conhecidos como Luanda Leaks que, de acordo com Isabel dos Santos, e através de comunicado emitido esta segunda-feira, refere que os mesmos “foram obtidos criminosamente através de ‘hacking'”.

No dia em que se ficou a saber que o português Rui Pinto é o denunciante do escândalo Luanda Leaks – Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, já havia lançado a suspeita anteriormente, mas só agora os advogados de Rui Pinto confirmaram as suas suspeitas.

Os mais de 715 mil documentos que sustentam as várias reportagens a cargo de 120 jornalistas de 36 meios de comunicação social em 20 países, “foram obtidos criminosamente através de ‘hacking’ para criar uma falsa narrativa” sobre o trabalho da empresária.

Isabel dos Santos foi constituída arguida, em Angola, na sequência das revelações do “Luanda Leaks”. Neste momento, é suspeita de má gestão e desvio de fundos enquanto liderou a petrolífera estatal angolana Sonangol.

Relacionadas

Advogado do hacker: “Rui Pinto transmitiu-me a preocupação de poderem colocá-lo numa prisão de alta segurança”

A transferência do pirata informático do estabelecimento prisional instalado junto da PJ, em Lisboa, para uma prisão de alta segurança seria “uma punição ao Rui Pinto”, defende advogado. Francisco Teixeira da Mota alerta que uma medida destas, após ter confirmado que foi o denunciante do Luanda Leaks, “com o pretexto do reforço de segurança”, levaria ao “isolamento” do hacker português e “dificultaria o contacto com a defesa”. E assegura que não existem actualmente receios sobre a sua segurança.

Advogado do hacker: “Os corruptos em Portugal brincam enquanto Rui Pinto continua preso”

Advogado francês do hacker diz-se orgulhoso de defendê-lo e compara-o ao norte-americano Edward Snowden pela revelação do Luanda Leaks.

Luanda Leaks: Ana Gomes critica “dois pesos e duas medidas” da justiça em relação a Rui Pinto

A ex-eurodeputada Ana Gomes criticou esta segunda-feira os “dois pesos e duas medidas” da justiça portuguesa em relação a Rui Pinto, a fonte dos documentos que levaram ao Luanda Leaks, exigindo que o ‘hacker’ tenha estatuto de denunciante.
Recomendadas

Salários médios de portugueses subiram para 1.038 euros no ano passado

A remuneração bruta regular mensal média, que exclui, os subsídios de férias e de Natal e tem um comportamento menos sazonal, registou um acréscimo homólogo de 2,5%, passando de 1.015 euros em dezembro de 2018 para 1.041 euros em dezembro de 2019.

OE2020: Bruxelas volta a alertar Portugal para necessidade de “contenção” nas despesas

O executivo comunitário volta a alertar que o crescimento das despesas públicas previstas no Orçamento do Estado para este ano (OE2020) excede “significativamente” o aumento máximo recomendado de 1,7%.

PremiumRicardo Mourinho Félix: “A austeridade acabou, mas também a política pró-cíclica”

Iniciativa organizada pelo Jornal Económico e pela EY sobre o Orçamento do Estado para 2020 abordou relação entre os impostos pagos pelos portugueses e os serviços públicos de que usufruem.
Comentários