[weglot_switcher]

Lucro da American Express quase quadruplica para 5.452 milhões de euros

A empresa norte-americana, especializada na emissão de cartões de crédito e em pagamentos globais, registou no terceiro trimestre do ano fiscal uma receita de 10.930 milhões de dólares, superando também as previsões dos analistas.
22 Outubro 2021, 19h32

O lucro da American Express quase quadruplicou até setembro, ao passar de 1.687 milhões de dólares (1.451 milhões de euros) em 2020 para 6.341 milhões de dólares este ano (5.452 milhões de euros), revelou a multinacional.

A empresa, com sede em Nova Iorque, e que é conhecida por prestar serviços financeiros e pelos seus cartões de crédito, além de ter multiplicado por 3,7 vezes o lucro nos três primeiros trimestres deste ano, face a idêntico período do ano passado, registou um terceiro trimestre “muito forte”, refere.

A American Express apresentou um lucro de 1.780 milhões de dólares no terceiro trimestre deste ano, com os consumidores norte-americanos a continuarem a mostrar-se resilientes nas suas despesas, apesar da persistência da variante delta do novo coronavírus, bem como dos problemas verificados ao nível das cadeias de fornecimento global, destaca a multinacional em comunicado.

A empresa superou, assim, o lucro obtido em igual trimestre do ano passado, que se situou em 1.100 milhões de dólares.

No terceiro trimestre deste ano, o lucro por ação foi de 2,27 dólares, isto é, mais 49 cêntimos de dólar do que os analistas de Wall Street previam, segundo um inquérito realizado pela Zacks Investment Research.

Os analistas temem, no entanto, que a prevalência em algumas regiões dos Estados Unidos da variante Delta, altamente contagiosa, possa refrear o crescimento dos gastos dos consumidores, já que estes representam cerca de 70% de toda a atividade económica.

Além disso, os problemas nas cadeias de fornecimento estão a gerar alguma confusão, ameaçando quebrar o ímpeto dos consumidores querem começar novamente a comprar.

No entanto, na semana passada os EUA informaram que as vendas no retalho aumentaram 0,7% em setembro, um crescimento mais forte do que os analistas esperavam.

A American Express, especializada na emissão de cartões de crédito e em pagamentos globais, registou no terceiro trimestre do ano fiscal uma receita de 10.930 milhões de dólares, superando também as previsões dos analistas.

O presidente da administração e presidente executivo, Stephen Squeri, afirmou, a propósito do desempenho da empresa, que “as receitas aumentaram 25% face ao ano anterior e as despesas daqueles que têm o cartão de crédito American Express aumentaram em relação ao trimestre anterior, atingindo recordes no terceiro trimestre”.

“O crescimento foi impulsionado pelas despesas dos consumidores e pelas pequenas empresas de bens e serviços, cifrando-se [o aumento] em 19%”, salientou o gestor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.