A BlackRock chegou aos 13,5 biliões de dólares em ativos sob gestão no terceiro trimestre deste ano, um crescimento de 17% face ao registado em setembro do ano passado.
A subida deve-se ao crescimento dos “exchange traded funds” (ETF) da sua subsidiária, a iShares, que tem agora cinco biliões de ativos sob gestão, bem como o bom momento dos mercados financeiros globais que já mais do que recuperaram das quedas geradas pelo “dia da libertação”, em que o Presidente dos Estados Unidos anunciou a implementação de tarifas a quase todos os países do mundo.
A maior gestora de ativos do mundo registou um lucro ajustado de 1,9 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2025, ou 11,55 dólares por ação, ligeiramente acima dos 11,46 dólares do mesmo período de 2024. Os lucros subiram num ano 11%.
A receita total cresceu 25%, para 6,51 mi milhões de dólares, superando as estimativas de mercado. A rentabilidade (ROE) anualizada foi de 14,2%, enquanto o lucro GAAP caiu 23%, para 8,43 dólares por ação, refletindo despesas não recorrentes de aquisições.
As despesas operacionais aumentaram 43%, para 4,55 mil milhões, em função de maiores custos trabalhistas e amortização de intangíveis, mas o lucro operacional ajustado cresceu 23%, para 2,62 mil milhões, com margem operacional ajustada de 44,6%.
Laurence D. Fink, Presidente e CEO destaca que “a BlackRock apresentou um dos nossos resultados trimestrais mais fortes em termos de fluxos, com entradas líquidas de 205 mil milhões de dólares, impulsionando um crescimento orgânico de 10% na taxa básica no terceiro trimestre e de 8% nos últimos doze meses. Este crescimento é ainda mais notável na sua diversificação. Os principais contribuintes para o crescimento orgânico da taxa básica incluíram a nossa franquia sistemática, mercados privados, ativos digitais, outsourcing, caixa e ETFs iShares, que registaram uma procura recorde. As múltiplas fontes de crescimento da BlackRock diferenciam-nos e estão a ter repercussões na aceleração da atividade dos clientes na nossa plataforma. Acreditamos que os nossos resultados são uma validação poderosa do nosso modelo de envolvimento hiperlocal com o cliente e de investimentos com visão de futuro”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com