[weglot_switcher]

Lucro da EDP caiu 23% para 166 milhões de euros no primeiro trimestre

Os números da enérgetica liderada por António Mexia foram afetados pelas alterações regulatórias e pela desconsolidação do activos de gás regulados que foram alienados no ano passado.
  • Cristina Bernardo
10 Maio 2018, 17h07

O lucro líquido da EDP Energias de Portugal desceu 23%, em termos homólogos, para 166 milhões de euros no primeiro trimestre, anunciou a energética esta quinta-feira, castigado pelas alterações regulatórias em Portugal e pela desconsolidação do activos de gás regulados que foram vendidos na segunda metade do no passado.

O EBITDA – resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização – caiu 12% em termos homólogos para 893 milhões.

O Caixa Banco de Investimento previa um lucro de 156 milhões de eurose EBITDA de 916 milhões de euros.

A EDP explicou, em comunicado divulgado no site da CMVM que e a comparação homóloga de EBITDA foi pela penalizada pela venda do negócio de distribuição de gás na Península Ibérica e que tinha contribuido 58 milhões de euros de EBITDA no primeiro trimestre de 2017. A pesar nesse resultado esteve também a depreciação de 16%) do real brasileiro e de 13% do dólar face ao euro, com um impacto negativo de 54 milhões de euros.

Excluindo estes efeitos, o EBITDA cresceu 1% em termos homólogos, ou seja, 13 milhões de euros, frisou, adiantando que “excluindo efeitos não recorrentes, o resultado líquido recorrente caiu 5% para 245 milhões, já que o crescimento na EDPR e na Energias do Brasil foi mais que compensado pelas alterações regulatórias adversas em Portugal”.

[Atualizada às 17h18]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.