[weglot_switcher]

Lucro da EDP Renováveis recua 26% no primeiro semestre

A impactar negativamente os resultados estiveram dois fatores: vento soprou menos no primeiro semestre, e a empresa teve menos ativos a produzir eletricidade.
3 Setembro 2020, 07h48

O lucro da EDP Renováveis recuou 26% para 255 milhões de euros no primeiro semestre face a período homólogo.

Neste período, as receitas diminuíram 9% para 913 milhões de euros, devido ao menor número de ativos a produzir centrais no resultado de vendas no passado. Entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020, o portefólio da EDP perdeu 326 megawatts.

Ao mesmo tempo, o vento soprou menos no primeiro semestre provocando um recuo de 52 milhões de euros na rubrica dos recursos eólicos.

Em termos de impactos positivos, foram registados preços de venda mais elevados, gerando mais 22 milhões face período homólogo, e os impactos cambiais positivos geraram mais 16 milhões.

Já a venda de um portefólio de 997 megawatt gerou 219 milhões de euros, e as vendas de participações em projetos eólicos marítimos gerou 145 milhões de euros.

O EBITDA da EDP Renováveis recuou 18% para 793 milhões de euros, com o menor número de ativos a produzir a serem parcialmente compensadas por nova capacidade em operação.

No final do primeiro semestre, a EDPR detinha um portefólio de ativos de 11,4 gigawatts com vida média de nove anos.

A companhia conta com 2,3 gigawatts de nova capacidade em construção, com 1.800 megawatts de energia eólica, 200 megawatts de energia solar e 330 megawatts de projetos eólicos offshore.

A EDP produziu 14,7 terawatts hora de energia limpa no primeiro semestre, menos 9% face a período homólogo.

Já a divida líquida totaliza 3.027 milhões de euros, o que reflete a “caixa gerada por ativos, e, por outro lado, investimentos feitos no período e transação cambial”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.