[weglot_switcher]

Lucro da Galp Energia cai para 101 milhões no 3º trimestre com quebra na refinação

O EBITDA – lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – foi de 619 milhões de euros, disse a empresa em comunicado divulgado no site da CMVM.
22 Outubro 2019, 07h06

O lucro líquido ajustado da Galp Energia caiu para 101 milhões de euros no terceiro trimestre, pressionado pelo negócio da refinação, afirmou a empresa esta terça-feira.

O resultado, ajustado para corrigir os efeitos de stock (RCA), compara com 212 milhões de euros no período homólogo, mas nessa altura numa base ainda sem a norma IFRS 16. Para exercício de comparação, a Galp disse que o resultado do terceiro trimestre deste ano sem IFRS 16 seria de 131 milhões, ou seja, um tombo de 38%.

O EBITDA – lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – foi de 619 milhões de euros disse a empresa, em comunicado divulgado no site da CMVM.

A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva disse, em comunicado divulgado no site da CMVM, que o negócio da refinação foi “impactado por manutenção programada e por restrições operacionais”, adiantando que o sistema de refinação já esta a operar em condições normais.

Por outro lado, a contribuição do unegócio upstream continuou a beneficiar do aumento da produção, explicou. A Galp anunciou a 8 de outubro que fechou o terceiro trimestre com um crescimento de 21% na produção de petróleo para um total de 125 mil barris diários. A maioria desta produção (87%) corresponde a petróleo com o restante a corresponder a gás natural.

O Brasil foi o responsável pela maioria da produção da Galp (88%) com 111 mil barris produzidos, mais 17% face a período homólogo.

A empresa adiantou esta terça-feira que o aumento da produção irá continuar no quarto trimestre, período no qual não estão previstas operações de manutenção.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.