[weglot_switcher]

Lucro líquido da Navigator dispara para 60,5 milhões no segundo trimestre

Os resultados da papeleira ficaram acima do esperado e foram beneficiados pela melhoria das condições nos mercados da pasta e do papel.
27 Julho 2017, 08h03

O lucro líquido da Navigator disparou 48,6%, em termos homólogos, para 60,5 milhões de euros no segundo trimestre deste ano, apoiado por um mercado positivo no qual a empresa registou crescimento nos volumes de venda de pasta e de papel.

“O desempenho do segundo trimestre reflecte a melhoria das condições de mercado que ocorreu ao longo dos primeiros seis meses do ano,” explicou a Navigator, em comunicado divulgado no site da CMVM.

A receitas subiram para 420 millhões de euros, uma subida de 6,6% face ao mesmo período do ano passado.

A empresa adiantou que “o volume de negócios apresenta um crescimento de 7% quando comparado com o valor registado no trimestre anterior, em resultado essencialmente do maior volume de vendas de papel (+7,9%), e do bom desempenho do negócio da pasta, com um aumento no volume de vendas (+1,8%) e uma subida de 11,5% no índice de preços de referência BHKP (em euros)”.

O EBITDA – lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações – avançou 6,3%, em termos homólogos, para 108,2 milhões de euros, um ganho de 20% face aos primeiros três meses deste ano.

O Caixa Banco de Investimento (BI) previa receitas de 404,5 milhões de euros, um EBITDA de 101,9 milhões de euros e um lucro líquido de 48,9 milhões de euros.

A Navigator acrescentou que o resultado líquido  “beneficiou ainda de uma taxa efectiva de imposto mais reduzida, devido a ajustamentos realizados por excesso de estimativa de imposto de 2016”.

A dívida líquida subiu para 738 milhões de euros no final de junho, após pagamento no início desse mês da primeira tranche de dividendos 170 milhões de euros, com o rácio de dívida liquida/EBITDA a situar-se em 1,8.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.