[weglot_switcher]

Lucros da Altri desabam mais de 80% no trimestre para os 6,8 milhões

Apesar desta redução, a produção e as exportações mantiveram o mesmo ritmo do primeiro trimestre do ano passado. As receitas totais ficaram-se nos 166 milhões de euros, menos 20% que em período homólogo.
28 Maio 2020, 19h14

A Altri registou no primeiro trimestre deste ano um resultado líquido de 6,8 milhões de euros, valor que compara com 36,7 milhões de euros (menos 81,4%) registados nos primeiros três meses do ano passado. “A quebra nos resultados líquidos é explicada na sua quase totalidade com a quebra de cerca de 30% dos preços de pasta nos mercados internacionais, uma vez que as restantes rubricas se mantiveram em níveis equiparáveis nos dois trimestres em análise”, refere o grupo em comunicado à CMVM.

Os custos totais operacionais excluindo amortizações, custos financeiros e impostos ascenderam, nos primeiros três meses deste ano, a 132,5 milhões de euros, o que corresponde a um ligeiro decréscimo de 0,2% em relação ao primeiro trimestre de 2019 e a uma redução de 1,9% relativamente ao quarto trimestre do exercício do ano anterior. “A redução de custos ocorreu não obstante o aumento da produção verificada”.

O EBITDA total situou-se em 33,1 milhões de euros, um decréscimo de cerca de 55,5% face ao EBITDA registado no mesmo período ano anterior, e de 8,8% relativamente ao quarto trimestre de 2019. Em termos de segmentos, o EBITDA das unidades de produção de pasta ascendeu a 25,4 milhões de euros e o EBITDA gerado pelas unidades de produção de energia através de biomassa atingiu 7,8 milhões de euros.

“Apesar da maior quantidade de pasta produzida e vendida”, as receitas totais da Altri atingiram 165,7 milhões de euros, o que corresponde a um decréscimo de cerca de 20% face ao período homólogo do ano anterior e a um decréscimo de 3% face ao quarto trimestre de 2019. “O aumento de produção e de venda de pasta são foram assim suficientes para anular a referida quebra do preço da pasta nos mercados internacionais. Neste primeiro trimestre, o preço médio de mercado da pasta papeleira (BHKP) foi de 616 euros por tonelada, um valor inferior em 29,5% face ao preço verificado no período homólogo de 2019”, refere o grupo.

As receitas totais associadas às unidades de produção de pasta ascenderam a aproximadamente 143,8 milhões de euros. As receitas totais associadas às unidades de produção de energia através de biomassa ascenderam cerca de 21,8 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 70% em relação ao primeiro trimestre de 2019 e a um crescimento de 9,4% face ao último trimestre do ano anterior. As unidades de produção de energia a partir de biomassa mantiveram a sua plena operação, apesar da recente entrada em funcionamento da nova central da Figueira da Foz.

Durante o primeiro trimestre de 2020, a Altri produziu 282,3 mil toneladas de pastas, das quais 259,7 mil toneladas de pasta papeleira tipo BHKP e cerca de 22,6 mil toneladas foram pasta solúvel (DWP). Em termos de vendas, no período em causa, foram vendidas 287,2 mil toneladas de pasta, das quais 32,9 mil toneladas foram de DWP.

Neste trimestre, o Grupo Altri exportou 248,7 mil toneladas de pastas, o que corresponde a 87% das suas vendas totais de pastas. Em termos monetários, as exportações trimestrais ascenderam a 114,5 milhões de euros. Dívida líquida está nos 491 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.