Lucros da Galp animam PSI 20 que abriu em alta

O principal índice bolsista português soma 0,19%, para 5.100,90 pontos, impulsionada pela subida da petrolífera.

A petrolífera portuguesa anunciou esta segunda-feira, antes da abertura do mercado, que vai aumentar os dividendos a pagar aos acionistas pelo segundo ano consecutivo, segundo os resultados referentes a 2018 onde se registaram lucros.

“A proposta de dividendo a apresentar na assembleia geral de acionistas relativo ao ano fiscal de 2018 é de 0,63 euros por ação, um aumento de 15% em relação ao ano anterior”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva pagou em setembro de 2018 0,275 euros por ação através do habitual dividendo intercalar, mas se o valor global de 0,63 euros for aprovado, os acionistas vão receber no segundo trimestre os remanescentes 0,355 euros.

Assim, a Galp Energia soma  0,56%, para 13,46 euros, quando o mercado petrolífero regista quebras. Em Londres, o Brent, que é referência para Portugal, cai 0,53%, para 61,77 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, afunda 1,14%, para 52,12 dólares.

As empresas cotadas Pharol (1,99%), BCP (0,70%), e Navigator (0,62%) ajudam a animar o PSI 20.

Em contraciclo, as desvalorizações da EDP Renováveis, Ibersol, Sonae Capital e Jerónimo Martins não invertem a tendência da praça nacional.

Entre as restantes principais praças europeias, o sentimento é positivo. Ainda assim, de acordo com o Diário da Bolsa, os investidores estão atentos ao próximo passo nas negociações entre Estados Unidos e China para terminar com a Guerra Comercial, bem como à possibilidade de esta semana ocorrer uma nova paralisação da administração federal norte-americana, vulgo shutdown, uma  vez que repulbicanos e democratas ainda não chegaram a um consenso. Em risco estará o funcionamento de nove departamentos federais e agências deverão voltar a fechar a partir de sexta-feira, se ambos os partidos não chegarem a um acordo sobre o financiamento da segurança na fronteira do país.

 

[Dados das 08h19]

Galp propõe aumento do dividendo em 15% para 63 cêntimos

 

 

 

Ler mais
Relacionadas

Galp propõe aumento do dividendo em 15% para 63 cêntimos

Os acionistas da companhia voltam assim a ver a sua remuneração subir, depois do aumento de 10% para 55 cêntimos por ação anunciado no ano passado.

Lucros da Galp sobem 23% para 707 milhões de euros em 2018

A companhia aumentou os lucros em 2018 à boleia do aumento da produção de petróleo e de gás natural no Brasil e também em Angola, e também pela subida dos preços nos mercados internacionais.
Recomendadas

BCP e Mota-Engil levam PSI 20 a afundar pelo segundo dia consecutivo

Praça lisboeta fechou a sessão desta terça-feira com uma descida de 0,60% para 5.220,59 pontos, seguindo a tendência das suas congéneres europeias.

Quebras da Netflix marcam cenário ‘vermelho’ em Wall Street

O peso de uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a China continua a pairar sobre a bolsa norte-americana, dado que poderá vir a prejudicar os lucros das empresas.

Prolongamento da guerra comercial abala fecho em Wall Street

Uma das entidades que já sofreu com esta possibilidade foi a CSX, ligada ao setor ferroviário e imobiliário e cujas as ações tombaram 9,9%.
Comentários