[weglot_switcher]

Lucros da Pfizer e Moderna deverão aumentar com inoculação de terceiras doses da vacina anti Covid

Daqui para frente os analistas defendem uma receita de mais de 6,6 mil milhões de dólares (5,61 mil milhões de euros) para a vacina da Pfizer / BioNTech e 7,6 mil milhões de dólares (6,46 mil milhões de euros) para a Moderna em 2023.
13 Agosto 2021, 14h39

Os lucros das farmacêuticas Pfizer, BioNTech e Moderna deverão aumentar devido à autorização de administração da terceira dose de vacinas, de acordo com uma notícia avançada pela “Reuters”, esta sextafeira. As vacinas contra a Covid-19 prometem ser o principal rival do mercado de vacinas contra a gripe em termos de vendas anuais.

Daqui para frente os analistas defendem uma receita de mais de 6,6 mil milhões de dólares (cerca de 5,61 mil milhões de euros) para a vacina da Pfizer / BioNTech e 7,6 mil milhões de dólares (cerca de 6,46 mil milhões de euros) para a Moderna em 2023, valores influenciados pelas vendas das terceiras doses.

Os analistas acreditam que o mercado vai estabilizar em termos anuais em cerca de cinco mil milhões de dólares (4,25 mil milhões de euros) ou mais, com outras farmacêuticas a competir pelas vendas.

Durante vários meses as empresas disseram que esperavam que às pessoas totalmente inoculadas lhes fosse administrada uma dose extra das suas vacinas para manter a proteção a longo prazo e evitar novas variantes do coronavírus.

Agora, uma lista crescente de governos, como o Chile, a Alemanha e Israel, decidiu oferecer terceiras doses para cidadãos mais velhos ou pessoas com o sistema imunológico fraco devido à variante Delta que se tem disseminado rapidamente. Em Portugal, essa possibilidade ainda está a ser analisada.

Além do contributo da terceira dose, o facto de a Pfizer e a Moderna terem aumentado os preços também vai influenciar o lucro destas empresas. O novo preço apresentado pela Pfizer é de 19,50 dólares (cerca de 16,41 euros) por vacina, quando antes o preço base correspondia aos 15,50 dólares (cerca de 13,05 euros) por inoculação. Por sua vez, o preço da Moderna passou de 22,60 dólares (cerca de 19,03 euros) para 25,50 dólares (cerca de 21,47 euros).

Com estes aumentos o “Financial Times”  estimou que a Pfizer irá ganhar 56 mil milhões de dólares (47,2 mil milhões de euros) com a venda da sua vacina até 2022 e a Moderna 30 mil milhões de dólares (25,2 mil milhões de euros).

De recordar que a Biontech revelou os resultados do primeiro semestre, a 9 de agosto, e a farmacêutica apontou que registou até junho um lucro líquido de 3.915,3 milhões de euros. Este representou um grande crescimento no lucro líquido da Biontech que no ano passado teve um prejuízo de 141,7 milhões de euros.

O mesmo aconteceu com a produtora da Moderna que passou de prejuízo de 241 milhões de dólares (cerca de 203,45 milhões de euros) a lucros de os lucros 2,8 mil milhões de dólares (2,36 mil milhões de euros) no primeiro semestre de 2021.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.