[weglot_switcher]

Lucros da REN sobem 4,4% no primeiro trimestre

A REN pagou menos CESE no primeiro trimestre, o que contribuiu para a subida dos lucros.
14 Maio 2021, 08h22

Os lucros da REN – Redes Energéticas Nacionais subiram 4,4% para 4,5 milhões de euros no primeiro trimestre face a período homólogo.

A subida do resultado líquido deveu-se à melhoria dos resultados financeiros em 2,9 milhões de euros. A REN pagou 27,1 milhões de euros relativos à CESE no primeiro trimestre, menos 1,1 milhões “em resultado da evolução negativa da base de ativos”.

A empresa destaca que a dívida líquida registou uma redução de 7,4% para 2.548 milhões de euros.

O EBITDA recuou 3,8% para 114,4 milhões de euros, impactado em parte pela menor remuneração de ativos regulados (-2,5 milhões), e uma “menor contribuição do OPEX como resultado do aumento dos custos de manutenção em 1,4 milhões, em grande parte trabalhos de proteção contra fogos rurais e de reflorestação das faixas”.

A REN realizou a sua primeira emissão de “green bonds” num montante de 300 milhões de euros, com maturidade de oito anos, e uma procura cinco vezes superior à oferta.

A empresa liderada por Rodrigo Costa também destaca que assinou acordos bilaterais, ou diretos, para a ligação à rede de 14 centrais solares que vão totalizar uma capacidade instalada solar de 3,5 gigawatts.

A REN apresenta esta manhã, no Capital Markets Day, a sua estratégia para o período 2021-2024.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.