Lucros da Sonae Sierra chegam aos 19,1 milhões no primeiro trimestre

No período em referência, a empresa criou a nova joint venture Sierra Balmain depois da aquisição de 50% da Balmain, uma empresa de prestação de serviços polaca.

A Sonae Sierra atingiu o final do primeiro trimestre do ano um resultado direto de 19,6 milhões de euros, mais 16 que no período homólogo do ano passado, ao mesmo tempo que o EBIT aumentou 9%, para 29,3 milhões. Por outro lado, o Net Asset Value (NAV) sobiu 1,6%, para 1.478 milhões de euros.

De acordo com Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, citado em comunicado oficial,“a Sonae Sierra registou um desempenho operacional sólido no primeiro trimestre de 2019, período durante o qual manteve o foco na implementação da sua estratégia de crescimento da prestação de serviços e de desenvolvimento de novos projetos, bem como, de reciclagem de capital”.

O EBIT da Sonae Sierra cresceu 9%, refletindo a melhoria no desempenho do portfólio na Europa e Brasil, bem como o aumento da atividade de prestação de serviços. Este crescimento é particularmente notável, pois o EBIT foi afetado pela variação da taxa de câmbio do Real Brasileiro, e pela alienação de ativos.

Nos primeiros três meses do ano, o resultado direto aumentou para €19,6 milhões, um crescimento de 16% comparativamente ao mesmo período de 2018, devido à melhoria do seu portefólio de ativos, tanto ao nível das rendas, como das vendas dos lojistas, e a um crescimento significativo do EBIT da atividade de prestação de serviços.

O resultado indireto registou um valor de menos meio milhão de euros, beneficiando, sobretudo, do ganho com a abertura do centro comercial Jardín Plaza Cúcuta. Numa base comparável, as vendas dos lojistas cresceram 1,8% na Europa, apesar do efeito adverso do calendário da Páscoa deste ano, tendo beneficiado de um forte desempenho na Roménia, Espanha e Brasil, onde os aumentos foram, respetivamente, de 21,9%, 4,7% e 3,7% (numa base cambial constante).

Também numa base comparável, as rendas cresceram 3,8% na Europa, com um desempenho positivo registado em todas as geografias.

As taxas de ocupação global na Europa permaneceram fortes com destaque para Portugal e Itália, que registaram 98,9% e 99,4%, respetivamente, que comparam com os 97,2% numa base europeia. No Brasil, a taxa de ocupação cresceu de 92,7% para 94,4%.

Refira-se que em janeiro, a Sonae Sierra anunciou a nova joint venture Sierra Balmain através da aquisição de uma participação de 50% na Balmain, uma empresa de prestação de serviços polaca com um portefólio de 15 centros comerciais sob gestão. Esta transação permite à Sonae Sierra entrar no mercado polaco e, de uma forma prudente, considerar uma possível expansão para outros mercados da Europa de leste.

Ler mais
Recomendadas

Constâncio volta à mira dos deputados com omissões sobre créditos a Berardo debaixo de fogo

Ex-governador do Banco de Portugal volta a ser inquirido pelos deputados esta terça-feira, depois de notícias de que teve conhecimento prévio do financiamento da Caixa Geral de Depósitos a Joe Berardo para comprar ações do BCP, informação que terá omitido na primeira audição. Vítor Constâncio já negou que tenha tido um papel preponderante neste crédito, que se revelaria ruinoso para o banco público.

Respostas Rápidas: Como o Novo Banco registou perdas de 1.869 milhões em 2018 com os ativos do mecanismo

O Fundo de Resolução explica as dúvidas sobre o Mecanismo de Capitalização Contingente usado para recapitalizar o Novo Banco. O valor a pagar ao abrigo do CCA em 2019 e referente ao ano 2018, de 1.149 milhões, resulta da comparação entre o valor acumulado das perdas nos ativos CCA e o valor da insuficiência de capital do banco face aos níveis acordados. O valor acumulado das perdas era maior: 1.870 milhões depois do pagamento de 792 milhões pelo Fundo em 2018.

Prazo para subscrever às “Obrigações TAP 2019-2023” termina esta terça-feira

Com este empréstimo obrigacionista lançado no dia 3 de junho, a TAP pretende levantar 200 milhões de euros. As obrigações têm uma maturidade de quatros anos e oferecem uma rentabilidade de 4,375% por ano. Os resultados da operação serão conhecidos esta quarta-feira, dia 19.
Comentários