PremiumLuís Montenegro exige convocação imediata de eleições diretas a Rui Rio

Ex-líder parlamentar confirmou ao Jornal Económico que fará hoje “declaração sobre o futuro” do PSD. Degradação da imagem do partido, perda de identidade e desmotivação dos eleitores levam-no a avançar.

Luís Montenegro, antigo líder parlamentar do PSD, terá decidido avançar já contra Rui Rio, disputando-lhe a liderança do partido. “Farei uma declaração no Centro Cultural de Belém, às 16h00 [desta sexta-feira], sobre o futuro do PSD”, confirmou ao Jornal Económico (JE). Apesar de Luís Montenegro ter recusado avançar mais pormenores acerca daquilo que irá dizer aos militantes do PSD, o JE sabe que a declaração será um desafio direto ao atual líder social-democrata para que Rio convoque de imediato eleições diretas para a presidência do partido.

O JE apurou que na base desta decisão está a necessidade de clarificar duas opções estratégicas que dividem Luís Montenegro e Rui Rio em relação às eleições legislativas e europeias. Quanto ao timing da decisão, fontes próximas do ex-líder parlamentar asseguram que se prende com a gota de água na liderança de Rui Rio, que completa a 13 de janeiro um ano à frente do PSD, tendo em conta “a degradação do ponto de vista da imagem política, a perda de identidade e a falta de motivação dos eleitores do PSD”. Segundo as mesmas fontes, este timing para o anúncio de Montenegro de que está disponível para ser líder é visto pelo antigo líder parlamentar como “a última oportunidade antes de o PSD entrar no ciclo eleitoral”.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Relacionadas

Montenegro prepara-se para disputar a liderança do PSD

O jornal “Expresso” revela que já foram obtidas as assinaturas suficientes para obrigar à convocação de um Conselho Nacional extraordinário visando a destituição de Rio. E que Montenegro vai anunciar que está disponível para se candidatar à liderança.

Luís Montenegro: um homem de poucos consensos

Rui Rio sabia que mais tarde ou mais cedo teria que se confrontar com a oposição interna corporizada em Luís Montenegro. Mas talvez não estivesse à espera que fosse antes das eleições deste ano.

Miguel Morgado também pondera avançar para a liderança do PSD

Antigo assessor político de Passos Coelho afirmou hoje que, se forem convocadas eleições diretas no PSD, irá ponderar “muito a sério a possibilidade de ser candidato”, uma decisão independente de uma candidatura de Luís Montenegro.
Recomendadas

Costa afirma que ideia de proximidade política com Rio é “dos maiores mitos urbanos”

O secretário-geral do PS, porém, considerou que essa ideia “é um dos maiores mitos urbanos que foram criados na sociedade portuguesa e que assenta, basicamente, no facto de haver uma boa relação pessoal”.

Crise no PSD: Montenegro diz que Rio “teve medo” de marcar eleições diretas

Luís Montenegro criticou o presidente do PSD por não marcar eleições diretas à liderança do PSD, conforme exigiu na sexta-feira, mas que foi rejeitada por Rui Rio no sábado. “Lamento que Rui Rio não tenha tido coragem de marcar eleições directas e que tenha medo de ouvir as vozes dos militantes”, disse Luís Montenegro esta […]

PSD: Conselho Nacional extradordinário esta quinta-feira no Porto

Moção de confiança de Rui Rio será votada esta quinta-feira.
Comentários