[weglot_switcher]

Luís Montenegro exige convocação imediata de eleições diretas a Rui Rio

Ex-líder parlamentar confirmou ao Jornal Económico que fará hoje “declaração sobre o futuro” do PSD. Degradação da imagem do partido, perda de identidade e desmotivação dos eleitores levam-no a avançar.
11 Janeiro 2019, 08h45

Luís Montenegro, antigo líder parlamentar do PSD, terá decidido avançar já contra Rui Rio, disputando-lhe a liderança do partido. “Farei uma declaração no Centro Cultural de Belém, às 16h00 [desta sexta-feira], sobre o futuro do PSD”, confirmou ao Jornal Económico (JE). Apesar de Luís Montenegro ter recusado avançar mais pormenores acerca daquilo que irá dizer aos militantes do PSD, o JE sabe que a declaração será um desafio direto ao atual líder social-democrata para que Rio convoque de imediato eleições diretas para a presidência do partido.

O JE apurou que na base desta decisão está a necessidade de clarificar duas opções estratégicas que dividem Luís Montenegro e Rui Rio em relação às eleições legislativas e europeias. Quanto ao timing da decisão, fontes próximas do ex-líder parlamentar asseguram que se prende com a gota de água na liderança de Rui Rio, que completa a 13 de janeiro um ano à frente do PSD, tendo em conta “a degradação do ponto de vista da imagem política, a perda de identidade e a falta de motivação dos eleitores do PSD”. Segundo as mesmas fontes, este timing para o anúncio de Montenegro de que está disponível para ser líder é visto pelo antigo líder parlamentar como “a última oportunidade antes de o PSD entrar no ciclo eleitoral”.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.