[weglot_switcher]

Lutas com lightsabers ganham estatuto de competição em França

Há um novo desporto de competição em França e os fãs de Star Wars não vão ficar indiferentes.
23 Fevereiro 2019, 13h00

O mês de fevereiro ficará para sempre na memória dos fanáticos de Star Wars. A Federação Francesa de Esgrima acaba de reconhecer as lutas com lightsabers, a icónica arma da saga de George Lucas, como desporto oficial e de competição.

Segundo a revista Time, a associação francesa abraçou a luta, que já existe nos Estados Unidos desde 2006, e encontra-se  a “formar treinadores e árbitros” para os novos combates inspirados na série intergalática.

A oficialização da modalidade não aconteceu ao acaso. Serge Aubailly, secretário geral da federação francesa, explica que a população jovem está cada vez mais sedentária, refugiando-se em jogos de computador. “É cada vez mais difícil persuadi-los a fazer desporto”, explicou à publicação americana. O objetivo é interligar a atividade física com as tecnologias e tendências modernas.

Cada combate terá a duração de três minutos ou até um dos adversários atingir os 15 pontos. Os golpes na cabeça são os mais valiosos (cinco pontos) enquanto que os que acertam nas mãos do adversário acrescentam apenas um ponto à tabela.

Apesar de ser (agora) considerado uma modalidade de competição, nada indica que entrará na lista de desportos que competem pelas medalhas olímpicas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.