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Luxo, produtos de consumo e consultoria são os setores com mais reputação em Portugal

Entre os setores com reputação moderada ficaram os brinquedos (68,8 pontos), viagens e lazer (61,7), automóvel (63,1), saúde e bem estar (64), desporto e apostas (61,7), energia e serviços (61,4), media e telecomunicações (60,3) e mobilidade (60), segundo um estudo da consultora OnStrategy.
  • Thomas Peter/Reuters
4 Junho 2019, 17h00

Com o aumento o aumento do turismo em Portugal, a indústria do luxo portuguesa tem apresentado uma trajetória ascendente desde 2016. A evolução no índice de reputação traduz-se numa subida de 5,7 pontos em comparação com a pontuação recebida há cerca de três anos, sendo que o setor estava registado como moderado, com uma pontuação de 69,1, e este ano alcançou 74,8, revela o estudo “Top Industries RepScore“, elaborado pela consultora OnStrategy.

No ranking de 2019, apenas dois setores se apresentam com uma classificação considerada robusta, com uma pontuação que varia entre os 70 e 79 pontos, que são o luxo e os produtos de consumo. Em Portugal, estima-se que o segmento de luxo possa valer 5% do PIB.

Segundo o estudo, os primeiros três lugares ficaram completos com o setor de consultoria, auditoria e serviços legais, que alcançaram uma classificação de 71,4, depois de uma subida de 2,8 pontos. Entre os setores moderados ficaram os brinquedos (68,8), viagens e lazer (61,7), automóvel (63,1), saúde e bem estar (64), desporto e apostas (61,7), energia e serviços (61,4), media e telecomunicações (60,3) e mobilidade (60).

A alimentação e bebidas, em conjunto com a tecnologia, registaram as descidas de reputação mais expressivas, caindo de 73,9 para 69,6 e de 71,6 para 65,1, respetivamente. Por sua vez, os setores que ficaram em posições vulneráveis foram o financeiro-segurador, com 54,6 pontos, financeiro-banca, com 51,2 pontos, e construção e engenharia, com 47,5 pontos.

Pedro Tavares, diretor executivo da OnStrategy, revela que “a economia portuguesa está a experenciar um ciclo de crescimento moderado”, enquanto cumpre as metas orçamentais nacionais e europeias, sendo que os índices de confiança do consumidor acompanham o crescimento.

O estudo da OnStrategy foi elaborado em conjunto com mais de 40 mil cidadãos portugueses, representando diversas distribuições geográficas, géneros, idades e graus de formação. De acordo com o diretor executivo, “todos estes fatores contribuem para uma melhoria ou manutenção dos indicadores de reputação dos setores de atividade nacionais”.

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