Macron avisa que excedente comercial alemão prejudica a zona euro

O candidato centrista às presidenciais francesas alertou que é necessário um maior equilíbrio entre as economias dos Estados-membros.

Emmanuel Macron, candidato independente e centrista que as sondagens indicam irá passar à segunda volta das presidenciais francesas no próximo domingo, alertou que o elevado excedente comercial da Alemanha penaliza a economia da zona euro e que tem de haver maior equilíbrio entre os Estados-membros.

“A Alemanha beneficia dos desequilíbrios que existem dentro da zona euro e consegue ter excedentes comerciais muito altos”, sublinhou Macron, numa entrevista ao alemão Funke Mediengruppe e ao jornal francês Ouest-France. “Isso não é bom nem para a Alemanha nem para a economia da zona euro, tem de haver um reequilíbrio”.

O crescente superavit comercial alemão tem criado receios, não só na Europa mas também na economia global, após ter batido recordes em 2016. O principal conselheiro comercial do presidente americano Donald Trump acusou recentemente a Alemanha de se aproveitar de um euro “muito desvalorizado”.

Macron está, segundo as sondagens, empatado nas intenções de voto dos franceses com Marine Le Pen, a candidata de extrema-direita.

Relacionadas

Macron e Le Pen empatados em nova sondagem

Mélenchon aproxima-se dos dois favoritos, seguido de perto por Fillon. As diferenças nas intenções de voto entre os quatro candidatos estão dentro da margem de erro de 3%, prevendo-se uma corrida renhida pelas duas vagas da segunda volta das eleições presidenciais em França.

Subida de Jean-Luc Mélenchon nas sondagens baralha as intenções de voto em França

Se no início da campanha as probabilidades do candidato eram vistas como quase nulas, a subida de Jean-Luc Mélenchon nas intenções de voto está a surpreender os analistas.
Recomendadas

Montalegre faz sessões de esclarecimento de combate à vespa velutina

A Câmara de Montalegre, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), promove três sessões de esclarecimento que visam combater a denominada Vespa Velutina, mais conhecida por “vespa asiática”. As sessões estão abertas a toda a comunidade. As acções, coordenadas pelo técnico José Luís Tavares, decorrem em Fafião (26 de Agosto, no Ecomuseu de Barroso – Vezeira […]

Vieira da Silva aguarda com tranquilidade pedidos de fiscalização da lei laboral

O ministro do Trabalho e da Segurança Social afirmou esta quarta-feira que vai aguardar com tranquilidade os eventuais pedidos de fiscalização da constitucionalidade das alterações à lei laboral, nomeadamente do alargamento do período experimental de 90 para 180 dias. O diploma que altera o Código do Trabalho foi promulgado na segunda-feira pelo Presidente da República […]

Ministério da Agricultura lança plano de recuperação florestal para Mação, Sertã e Vila de Rei

O Governo criou já o Grupo de Trabalho que vai elaborar o Plano Integrado de Transformação Territorial para os concelhos de Mação, Sertã e Vila de Rei, recentemente afectadas por grandes incêndios. O objectivo deste plano é recuperar a área ardida e activar a gestão agroflorestal. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos Gabinetes dos Ministros […]
Comentários