[weglot_switcher]

Madeira atinge os 50 casos positivos de coronavírus

Esta semana termina a quarentena obrigatória para um primeiro grupo que cumpre o isolamento em unidade hoteleira. Neste sentido, foram já realizados 27 testes de rastreio à Covid-19 que aguardam resultado.
8 Abril 2020, 18h24

A Região Autónoma da Madeira (RAM) tem hoje mais um caso com resultado positivo com infeção por Covid-19, atingindo assim os 50 casos positivos, confirmou esta tarde o Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos. Quatro turistas holandeses e 46 residentes na RAM.

O novo caso anunciado hoje refere-se a um caso importado de uma pessoa na faixa etária entre os 30 e os 39  anos, residente no concelho de Machico.

“Trata-se de um residente que regressou à Região a 21 de março, proveniente do Reino Unido e que cumpriu quarentena em isolamento no domicílio desde a sua chegada. Foi acompanhado pela autoridade de saúde do concelho, apresentou sintomas nos primeiros 14 dias desde a sua chegada e teve ontem confirmado  o diagnóstico laboratorial”, apontou a Vice-Presidente do IA-Saúde, Bruna Gouveia.

A partir de hoje este residente vai cumprir o isolamento no Hotel Vila Galé.

Dos 50 casos confirmados, apenas 49 estão ativos, já que no dia 4 de abril a Região registou o primeiro caso recuperado, tratando-se de um dos casos dos turistas holandeses, os primeiros a serem identificados.

O número de infetados a cumprir isolamento no Hospital Dr. Nélio Mendonça mantém-se. São dois os doentes na unidade dedicada ao Covid-19, sendo que um destes doentes necessita de cuidados intensivos. “Os dois mantêm-se estáveis”, salientou Bruna Gouveia.

Os restantes doentes encontram-se em isolamento no seu domicílio ou em unidade hoteleira designada.

Relativamente à distribuição dos casos positivos pelos concelhos, dos 46 casos de residentes, 23 estão no concelho do Funchal, sete em Câmara de Lobos, bem como igual número na Ponta do Sol, quatro em Santa Cruz, dois no Porto Santo, um na Ribeira Brava, um na Calheta e agora também um no concelho de Machico.

Dos 50 casos positivos na Região, 30 são casos importados e 20 são casos de transmissão local, com seis cadeias de transmissão identificadas.

Há agora três casos na faixa etária entre os dez e os 19 anos, dez casos entre os 20 e os 29 anos, nas faixas etárias entre os 30 e os 39 anos há cinco casos confirmados, entre os 40 e os 49 anos há quatro casos. Entre os 50 e os 59 anos e entre os 60 e os 69 há nove casos em cada faixa etária e dez casos entre os 70 e os 79 anos.

Neste momento encontram-se em quarentena obrigatória 338 passageiros, mais 26 do que ontem, distribuídos por quatro unidades hoteleiras para o efeito. No Hotel Praia Dourada, no Porto Santo, estão 25 pessoas, três na Quinta do Lorde, 290 no Hotel Vila Galé e 20 pessoas estão no Hotel D. Pedro, em Machico.

A Vice-Presidente do IA-Saúde realçou ainda que esta semana termina a quarentena obrigatória para um primeiro grupo que cumpre o isolamento em unidade hoteleira. Neste sentido, foram já realizados 27 testes de rastreio à Covid-19 que aguardam resultado.

Casos Suspeitos

Os casos suspeitos totalizam agora os 397, desde 29 de fevereiro, mais 32 do que ontem, sendo destes 340 negativos. Destes, sete casos aguardam resultado laboratorial.

As autoridades de saúde da Região têm neste momento em observação 546 pessoas em vigilância ativa, mais 28 do que ontem. Destes, mantêm-se os três profissionais de saúde.

Estão também 261 pessoas em vigilância passiva, mais 15 do que ontem.

Relativamente à Linha SRS 24, Bruna Gouveia referiu que esta registou 68 chamadas nas últimas 24 horas, totalizando as 5 mil 431chamadas desde 27 de janeiro.

[Atualizado às 18h45]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.